Home / Cidades

CIDADES

Goiás: Temperatura deve cair a partir de quinta-feira e podem registrar 3ºC

Com o avanço da massa de ar polar no Brasil, as temperaturas em Goiás podem diminuir a partir desta quinta-feira (20). De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), a mínima pode chegar a 10º em Goiânia e a 3ºC em Chapadão do Ceú, no sábado (22).

“O avanço dessa massa de ar veio da Argentina e chegou ao Brasil, passando pelo sudoeste do país até chegar na região central. É algo atípico no mês de agosto essa queda de temperatura em Goiás”, diz o gerente do Cimehgo, André Amorim.

Segundo ele, Goiânia registrou na terça-feira (18) a máxima de 35ºC e mínima de 19ºC.

“Estamos em temperaturas mais quentes e vamos para temperaturas mais frias. É necessário ter bastante cuidado para evitar gripes e problemas respiratórios para que não sejam agravados ou desenvolvidos ainda mais durante esse período de pandemia de Covid-19. Todo cuidado é necessário”, ressalta.

O clima frio e seco pode tornar nosso sistema imunológico mais sensível, pois o nosso metabolismo diminui em algumas áreas, entre elas as vias aéreas. Mesmo não sendo comprovado que o frio agrave o contágio do novo Coronavírus, doenças respiratórias aumentam nessa época do ano e é necessário reforçar a prevenção, principalmente do grupo de risco.

Tempo seco

André conta que a umidade relativa do ar não deve aumentar de forma significativa. “A umidade relativa do ar ideal é de 60%. Em Goiás, ela tem registrado 20%, ou seja, muito abaixo. Com a queda de temperatura, ela deve subir até 28%, o que não é algo considerável para melhorar o tempo seco”, diz.

O Cimehgo informou que Goiânia está há 87 dias sem chuva, o último registro foi no dia 23 de maio. De acordo com André, a umidade relativa do ar só deve melhorar com a chegada da chuva.

“A atmosfera está seca e, para melhorar, só com a chuva, que por enquanto está sem previsão pelos próximos 10 dias. Precisamos aguardar, mas a previsão é de mais frio do que chuva“, avalia André.

Dicas de prevenção

Como o sistema imunológico pode ficar mais fraco durante o período de inverno, algumas dicas de proteção podem auxiliar:

  • Se hidratar corretamente durante o dia;
  • Evitar alimentos que não possuem valor nutricional, como fast-foods;
  • Manter os ambientes de casa e trabalho sempre arejados;
  • Se agasalhar bem antes de sair de casa.

*Com informações do G1 e Dasa

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias