Cidades

Prefeitura de Goiânia retoma atendimento de especialidades médicas

Com taxas de ocupação dos leitos para Covid-19 em queda, Secretaria de Saúde de Goiânia (SMS) retoma especialidades que estavam suspensas desde março por conta da pandemia

diario da manha

Inicialmente estão liberadas consultas especializadas para pacientes que já fazem acompanhamento e precisam de retorno. As agendas foram abertas com vagas para atendimentos no período de 21/09 até 02/10/2020. A partir de 05 de outubro retornam os atendimentos para pacientes de primeira consulta.

Lembrando que são encaminhados para as consultas especializadas os pacientes que passam pelas unidades básicas e que precisam seguir com o tratamento. Foram liberadas especialidades como oftalmologia, endocrinologia, urologia, ginecologia e diversas outras. Procedimentos eletivos como exames e cirurgias já estão liberados, de forma parcial, desde 20 de agosto de 2020.

A retomada, que conta com medidas rigorosas de prevenção à contaminação do novo coronavírus, levou em consideração a queda na ocupação de leitos que há vários dias tem ficado em torno de 50%, mesmo com a redução no número de leito exclusivos pra Covid-19. Dados técnicos e análises da Vigilância Epidemiológica e necessidade da população, também pesaram para o retorno das especialidades.

Entre as regras para o retorno estão o limite de 10 pessoas por grupo no local, disponibilização de álcool gel e distância mínima de 1,5 m entre os pacientes conforme previsto o Decreto Municipal nº 1645/2020.

Em razão da disseminação do novo coronavírus, desde março estavam suspensos, pela portaria 106/2020, os procedimentos eletivos de exames, cirurgias eletivas e procedimentos ambulatoriais, exceto os relacionados ao tratamento de câncer, hemodiálise, cardiologia ou sequenciais de ortopedia.

Comentários