Home / Cidades

CIDADES

A história dos 87 anos de Goiânia contada por Iris Rezende

Há 87 anos atrás, no dia 24 de outubro de 1933, um médico chamado Pedro Ludovico fundava Goiânia, a querida e amada capital de Goiás. O município foi idealizado a partir de várias transformações políticas da época. Demonstrando muito amor e admiração pela capital, o prefeito Iris Rezende conta sobre a história de Goiânia.

"Goiânia é uma cidade especial. E se justifica desde quando foi ela idealizada por Pedro Ludovico. Precisava construir uma nova cidade, uma vez que a Cidade de Goiás não conseguia mais abrigar ali o governo pela sua conformação física, pela dificuldade de locomoção. Então, escolheu aqui as proximidades da antiga cidade de Campinas.", conta Iris Rezende.

Planejada para 50 mil habitantes e para ser a capital política e administrativa de Goiás, Goiânia foi construída na época da "Marcha para o Oeste". O movimento, criado por Vargas, incentivava as pessoas a migrarem para o centro do país e contribuir com o progresso da região.

“Começaram a chegar aqui centenas e centenas de pessoas de toda parte do Brasil. De todos os estados. Uns a pé, outros a cavalo, mas chegavam. E Goiânia em pouco tempo se estruturou e se consolidou como uma cidade devidamente planejada e organizada. ”, lembra Iris Rezende.

Considerada uma das capitais mais novas do Brasil, Goiânia é ocupante do 2º lugar, conforme o IBGE, no ranking de cidades mais populosas da região Centro-oeste. Iris Rezende acredita que a população, que vinha e vem de toda parte do país, é a grande responsável pelo desenvolvimento de Goiânia.

"A importância de Goiânia é a sua população. A população é diferente de todas as outras do Brasil. Vieram de toda a parte, de todos os estados, de todas as idades, e quem se locomovia naquela época, distâncias tão distantes, eram pessoas especiais. Dotadas de sonhos, de coragem, de determinação e de visão especial."

Iris Rezende demonstra em suas falas, o carinho, a gratidão, o amor e a admiração pela capital.

"O que sinto por Goiânia é amor, gratidão. Goiânia é a cidade responsável por toda minha vida política. Uma cidade que me recebeu menino, vindo da roça, e fez de mim o vereador mais votado, o deputado mais votado, me fez prefeito. Eu devo a esta cidade a minha vida pública. E é por isso que vou trabalhar por ela, incessantemente, enquanto eu tiver forças. Eu amo Goiânia!", declara o prefeito.

íris Rezende jovem, prefeito, em 1966, Imagem: Reprodução/Web

Por fim, o prefeito parabeniza a população por fazer e ser a parte importante dos 87 anos de Goiânia.

"Em nome da prefeitura de Goiânia eu quero cumprimentar toda a população. E vamos prosseguir! Olhando a frente, com a proteção do Criador, de Deus, fazer com que Goiânia nunca deixe de ser uma cidade exemplo para o Brasil e para o mundo. Viva Goiânia!", finaliza o prefeito.

Para homenagear Goiânia pelos 87 anos, o prefeito Iris Rezende divulgou um vídeo agradecendo o apoio de todos, durante o seu trabalho pela capital.

Mais vídeos:

  • CIDADES

    Acidente grave com carreta na BR deixa dois mortos

    , o motorista perdeu o controle da direção avançando em direção ao canteiro central onde tombou

    Publicado quarta-feira, 31 de janeiro de 2024 - 10:18

    / Atualizado quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

  • CIDADES

    Corpo de adolescente desaparecido há três dias é encontrado

    O corpo do jovem foi encontrado por volta das 17h de terça-feira, 23, em uma mata próximo de onde o adolescente teria sido visto pela última vez

    Publicado quarta-feira, 24 de janeiro de 2024 - 08:55

    / Atualizado quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

  • CIDADES

    Motorista é preso com CNH falsa

    O motorista informou que comprou o a CNH em Ibitinga-SP e pagou R$ 1.400,00 reais em março de 2023

    Publicado terça-feira, 23 de janeiro de 2024 - 09:43

    / Atualizado terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias