Home / Cidades

CIDADES

CNH Social: Inscrições encerram neste domingo em Goiás

O prazo das inscrições para o programa CNH Social, encerram neste domingo (18). Segundo o Detran-GO, mais de 36,6 mil pessoas já se inscreveram.

Para realizar o cadastro, é necessário acessar o site do Detran-GO. São cerca de 4.014 vagas para obter, mudar ou adicionar a categoria da habilitação gratuitamente.

Como funciona

Cada pessoa poderá se candidatar somente em uma das modalidades do programa, dividido em estudantil, urbana e rural. É necessário ter cadastro ativo para programas sociais do governo federal (CadÚnico), além de cumprir os requisitos estipulados no edital.

  • Modalidade estudantil: candidatos devem ter entre 18 e 25 anos, ter cursado e concluído o ensino médio na rede pública estadual.
  • Modalidade urbana ou rural: é necessário ter idade igual ou superior a 18 anos, saber ler e escrever, e atender aos critérios estabelecidos pelo Código Brasileiro de Trânsito e pela lei estadual 20.834/2020.

Os candidatos não podem ter praticado, nos últimos 12 meses que antecedem à inscrição, infração de trânsito de natureza gravíssima, grave ou ser reincidente em média.

Vagas para PCDs

Do total de vagas, 5% serão destinadas às pessoas com deficiência, com exceção das referentes à mudança para categoria D. Nesse caso, não haverá reserva de vagas para PCDs.

Desempate

Os critérios de desempate, estão: a renda familiar per capita, o número de componentes do grupo familiar, a existência de benefício social, data e hora da inscrição, maior idade e melhor nota média do ensino médio, quando se tratar da modalidade estudantil.

Benefícios

Os contemplados vão receber isenção de taxas como inclusão no Renach, Licença de Aprendizagem de Direção Veicular, agendamento de prova teórica, agendamento de exame prático, exame médico, psicológico e toxicológico, exigido para categoria D.

A pessoa com deficiência classificada também tem isenção de pagamento pelo exame na junta médica. Por meio de parcerias com os Centros de Formação de Condutores (CFCs), são oferecidos ainda o curso teórico de legislação de trânsito, as aulas práticas de direção e até três retestes gratuitos.

*Com informações do G1

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias