Home / Cidades

CIDADES

Grupo é investigado por aplicar golpe pelo WhatsApp em juízes, desembargadores e políticos

Uma investigação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) aponta que prisão do suspeito de aplicar golpe contra a ex-mulher do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), é apenas a ponta do esquema criminoso. Segundo a polícia a fraude mira autoridades como juízes, desembargadores e políticos que vivem na capital da República.

Os estelionatários agem para convencer os integrantes dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo a transferirem dinheiro para contas bancárias administradas pelos golpistas no esquema.

De acordo com a Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), só no último ano, foram feitas dezenas de vítimas, principalmente magistrados, deputados distritais e federais, além de, pelo menos, um desembargador.

No esquema formado pela organização criminosa, os grupos conseguem ter acesso a dados, sobretudo os de juízes que presidem associações de classe. Os criminosos geralmente conseguem acesso a listas cadastrais com milhares de informações, tais como nomes, endereços e telefones pessoais. Essas informações são comercializados até em sites na internet.

A partir desses dados, os golpistas usam o número de celular dos juízes presidentes de associações e passam a entrar em contato com outros magistrados. “Eles inventam qualquer história, como a coleta de doações para financiar campanhas em prol de algum projeto de lei que esteja em andamento, por exemplo”, explicou o delegado-chefe da DRCC, Giancarlos Zuliani.

Dessa forma, os integrantes, se passando por presidentes de associações ligam para juízes e pedem a doação em forma de transferência bancária. Até um desembargador foi alvo dos grupos.

Caso do governador Ibaneis Rocha

Um dos integrantes do esquema foi preso pela PCDF na última segunda-feira (4/1), por ser um dos responsáveis por se passar pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) com a intenção de aplicar golpes. O suspeito, que trabalhacom escolta armada, foi preso em flagrante pela DRCC, que investiga o caso, dentro de uma empresa de segurança em Goiânia (GO).

A Polícia Civil do estado de Goiás ainda procura mais dois suspeitos em Goiânia. Com o homem, Os investigadores apreenderam cartões com dados de vítimas. O segundo estelionatário não foi localizado e o terceiro tem várias passagens pela polícia. As informações são do Metrópoles.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias