Home / Cidades

CIDADES

Nova variante do Covid-19 pode infectar pessoas que já adquiriram imunidade

Em Manaus, foi encontrada uma cepa do coronavírus, mutação que pode estar sabotando a imunidade coletiva de Covid-19 na cidade. Segundo o infectologista, Marcus Lacerda, da Fiocruz-AM, é questão de tempo até essa nova mutação se espalhe para o país.

De acordo com Lacerda a P1 sigla dessa nova variante, tem um poder maior de transmissão. Em contrapartida, os manauaras não seguiram o isolamento social como orientado, o que pode ter ocasionado a propagação do vírus.

Alguns pacientes foram transferidos para outros estados para tratamento. O ex Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em entrevista ao Manhattan Connection, desaprovou essa medida. Segundo ele alega que mandar os pacientes para os outros estados sem os devidos bloqueios de biossegurança é extremante perigoso.

Do contrario, Lacerda diz que tal transferência dos pacientes permite que eles sejam isolados e tratados de forma que o vírus possa ser controlado.

Ester Sabino, da USP publicou um artigo onde explica que a P1 pode ter interferido na epidemia de Manaus de duas formas. Devido ser mais transmissível o vírus pode ter aumentado sua prevalecia natural, juntamente com as outras variações do Sars-Cov-2.

Assim também, a Fiocruz já está trabalhando em uma forma de exame de PCR que possa facilitar a identificação da Cepa dos demais vírus. A estimativa que existe 91% de participação da P1 na epidemia de Manaus. 35 amostras foram colhidas e 32 estavam positivas.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias