Home / Cidades

CIDADES

Novo sistema de bilhetagem é implantado em Goiânia

O Consórcio RedeMob e a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) apresentaram na manhã desta quarta-feira (20/1) o novo sistema de bilhetagem eletrônica, que passará a ser usado no transporte coletivo em Goiânia a partir do próximo sábado (23).

O sistema agora contará além da passagem, com uma biometria facial, que vai ser válida inicialmente para os idosos, e também a possibilidade de recarregar o cartão de embarque dentro do ônibus do transporte coletivo. Segundo definido na reunião, em que o novo sistema foi apresentado, o mesmo deve ser implantado completamente até o fim do primeiro semestre deste ano, e ainda vai contar com outras formas de pagamento para embarque nos veículos do transporte coletivo.

Entre as opções de pagamentos que estarão disponível no novo sistema estão pagamento com o cartão de crédito, débito, QR Code e também por conta corrente virtual, que é um modelo com base no pagamento conhecido como (ABT).

A mudança inicialmente será gradativa, e vale lembrar que os usuários do transporte coletivo não terão a necessidade de mudar de cartão, ou atualizar um novo cadastro. Os 1,6 milhões de cartões de embarque vão continuar sendo aceitos normalmente. O novo sistema é utilizado nacionalmente e vai impactar diretamente o equivalente a 500 mil pessoas, isso fora de um cenário que leve a pandemia em consideração e usam o serviço de transporte coletivo todos os dias.

O presidente da CMTC, Murilo Ulhôa afirmou que todo investimento em tecnologia que vem para melhorar o acesso ao serviço e a geração de dados é bem vindo. E lembrou que o transporte é necessário para que o cidadão possa se deslocar de um lugar para outro com mais facilidade, e que a companhia acompanhou todo o processo, para que o mesmo fosse validado e que suas "ações são positivas ao sistema RMTC".

Todo processo de mudança do sistema começa a partir do próximo sábado (23/1) e o cliente vai apresentar o cartão Sitpass ao novo equipamento, uma vez que o antigo vai ser desligado e retirado aos poucos dos ônibus. Apenas nesse primeiro momento a leitura do cartão será um pouco mais demorada, pois estará havendo a migração automática para o novo modelo.

Vale lembrar que o processo também será feito nos locais de vendas de créditos para os cartões, e que o novo sistema não vai exigir nenhuma outra ação. Com a migração do cartão, também será coletada a foto dos passageiros da terceira idade, a qual será feita pela máquina ao ingressar em um terminal ou dentro do ônibus e deve levar apenas alguns segundos.

Após a coleta dos dados, e os mesmos serem armazenados em um servidor, vai ser feito o cruzamento da foto com a foto cadastrada no cartão, e caso haja alguma divergência, a imagem vai ser enviada para inspeção e análise. Vale ressaltar que a tecnologia também permitir que o reconhecimento ou biometria facial seja feita mesmo com os clientes usando máscaras.

Novo sistema de bilhetagem vai auxiliar a evitar fraudes

A implantação de um sistema mais tecnológico tem como um dos principais intuitos evitar fraudes e dar maior segurança. Uma vez que forem comunicados por exemplo o roubo dos cartões ou extravio deles pelos clientes, os mesmos poderão ser bloqueados imediatamente por meio da atualização automática denominada lista vermelha em todos os validadores que estarão em ônibus e terminais.

O sistema deverá ser implantando completamente durante o ano corrente, e com a adesão de novas formas de pagamento.

Confira no quadro abaixo como vai funcionar:

O PRIMEIRO ACESSO
Apresentar o cartão fácil (fora de carteira ou bolsa) no novo leitor.
Aguardar a atualização dos dados do cartão e cadastro online.
Todo processo não dura mais que alguns segundos.
O PRIMEIRO ACESSO DO IDOSO
Apresentar o Cartão Fácil (fora de carteira ou bolsa) no novo leitor.
Aguardar a atualização dos dados do cartão e cadastro online.
Aguarda a biometria fácil que será feita pelo próprio equipamento no ônibus. Todo processo não dura mais que alguns segundos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias