Home / Cidades

CIDADES

Aluno do Cotec de Porangatu é aprovado em processo seletivo da Faeg

Mesmo diante do momento delicado e triste que o mundo vive por conta da pandemia da Covid-19, a qualificação profissional tem inspirado e tem sido um motivo a mais para alegrias e esperança de dias melhores para muitas pessoas, como, por exemplo, para o Ygor da Silva Marim, aluno da 3ª etapa do Curso Técnico em Zootecnia do Colégio Tecnológico Maria Sebastiana da Silva, em Porangatu. Ele recebeu recentemente a notícia de que foi aprovado para fazer parte de um dos programas da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), o Faeg Jovem de Porangatu.

O programa propõe a promoção da liderança, empreendedorismo e sucessão a jovens que atuam com agronegócio e que estejam vinculados à inovação através de eventos, cursos e processos, em etapas classificatórias e eliminatórias, de formação de lideranças regionais.

Para o jovem, a aprovação representa os primeiros passos rumo ao sucesso profissional. “O agronegócio é um setor fundamental para a economia do país, representando cerca de 21% do PIB brasileiro. É ele que movimenta nosso estado e principalmente a região onde vivo, que é Porangatu. Quero poder contribuir para a evolução do agronegócio em Goiás e colher frutos para melhorar a minha vida também”, avalia o aluno, dizendo que pretende agarrar "com unhas e dentes" a nova oportunidade.

Para a diretora do Cotec de Porangatu, Thais Pereira Cesário, a aprovação do Ygor, a aceitação dos alunos do Cotec no mundo do trabalho e a satisfação de cada um deles dão a certeza de que o Governo de Goiás está no caminho certo apostando também na qualificação profissional da população. “Fazer parte do processo de aprendizagem é gratificante. É muito bom saber que estamos contribuindo para um estado melhor, mais evoluído, e melhor ainda é saber que estamos promovendo a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Isso não tem preço”, ressaltou Thais.

O Agro em Goiás
O setor agropecuário representou 66,6% do total exportado pelo Estado de Goiás no mês de fevereiro, segundo a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). No período, o estado do Centro-Oeste faturou US$ 242,32 milhões apenas com exportações do agronegócio. Os números foram compilados pela Gerência de Inteligência de Mercado da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) de Goiás.

De acordo com os indicadores da pecuária apresentados pelo IBGE, o estado de Goiás ocupa a 3ª posição no ranking de abate e exportação de carne bovina. E Porangatu, cidade do Ygor e o principal município do Norte Goiano, possui um rebanho bovino formado por mais de 2 milhões de cabeças, a principal fonte de economia é a agropecuária, onde se sobressai criação de gado de corte e de leite.

*Com informações da Seapa

Leia também:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias