Home / Cidades

CIDADES

Demanda do transporte coletivo continua alta mesmo após novo decreto, afirma RedeMob

Mesmo após o novo decreto publicado pela Prefeitura de Goiânia que começa a valer nesta segunda-feira (15), a RedeMob afirma que no transporte coletivo da capital o fluxo ficou 60% maior que a demanda esperada para o período em lockdown, apenas no período da manhã, onde ao todo foram realizadas 24.992 viagens.

Das 5 horas da manhã de hoje até às 10, houve um aumento de 80% em relação ao fluxo esperado para Goiânia, o que significa que mesmo após o decreto, ônibus e terminais ainda estão sendo procurados pela população como meio de locomoção.

Demanda no trasporte coletivo de Goiânia-Imagem: Divulgação/RedMob

As informações são do boletim diário de fluxo e demanda no transporte coletivo de Goiânia e da Região Metropolitana divulgado nesta segunda-feira, pela RedeMob Consórcio.

De acordo com o documento, em Aparecida de Goiânia das 4 às 9 horas da manhã, foi constatado que a demanda ficou 63% maior do que o esperado no período. Já às 7 horas houve um pico no fluxo de passageiros, resgistrando 104% mais demanda do que o esperado.

Demanda no trasporte coletivo de Aparecida de Goiânia-Imagem: Divulgação/RedMob

Ainda segundo a RedeMob Consórcio, o fluxo de viagens do transporte coletivo de Goiânia e região metropolitana no primeiro dia de decreto municipal da capital continua maior que a demanda esperada sendo que apenas os serviços essenciais deveriam estar funcionando nesse período.

Em Aparecida de Goiânia, no entanto, foi instituido um lockdown intermitente, com rodizio de funcionamento entre os setores. Dessa forma, as medidas para conter a pandemia ainda são mais flexíveis com relação à capital, que adotou regras mais rígidas para evitar ao máximo a possibilidade de contaminação da Covid-19, diante do aumento de casos e recordes de mortes registrados em Goiás.

Demanda no trasporte coletivo do SIMA-Imagem: Divulgação/RedMob

Conforme o boletim, no Sistema Integrado Metropolitano Anhanguera (SIMA) foram realizadas 30.611 viagens das 4 às 10 horas da manhã e a demanda ficou 55% maior que a esperada. No horário das 7 horas, esse fluxo ficou 82% maior.

"Vale Lembrar que os municípios da região metropolitana de Goiânia que integram o Eixo Anhanguera não adotaram lockdown e as pessoas continuam usando o serviço de transporte coletivo com destino à capital", explica Leomar Avelino, diretor executivo do RedeMob Consórcio.

Quanto a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia (RMTC), das 77.486 viagens realizadas das 4 às 10 horas da manhã, o fluxo de passageiros ficou 59% maior que a demanda esperada para o período. A RedMob destacou a faixa das 7 horas que apresentou 82% mais demanda que o esperado.

Demanda no trasporte coletivo da RMTC-Imagem: Divulgação/RedMob

Para Leomar Avelino, o registro dessa alta demanda mesmo com o decreto é semelhante a do ano passado, quando também foi decretado lockdown na capital.

“Os resultados parciais de hoje evidenciam que grande quantidade de pessoas continua se locomovendo na Região Metropolitana de Goiânia, frustrando parcialmente as expectativas de que a demanda a partir de hoje, com o lockdown em Goiânia, se comportaria à semelhança da demanda em março/abril de 2020 na época do lockdown/2020, um fluxo que girava em torno de 70 mil passageiros dia”, afirma o analista.

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe DM Online www.dm.jor.br pelo WhatsApp (62) 98322-6262 ou entre em contato pelo (62) 3267-1000.

Leia também:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias