Home / Cidades

CIDADES

Operação Falsas Intenções investiga emissão de guias de medicamentos por vereadora de Uruaçu

A Polícia Civil (PC) deflagrou na manhã desta quinta-feira (25) a Operação Falsas Intenções. A ação investiga a emissão de guias médicas e fornecimento de medicamentos controlados de forma fraudulenta. Entre os investigados na Operação estão uma vereadora de Uruaçu e dois médicos da cidade.

Nesse momento a equipe policial cumpre mandados de busca e apreensão no gabinete da parlamentar na Câmara de Vereadores do município, e na casa da vereadora.

De acordo com a investigação, a vereadora contava com a ajuda de dois médicos credenciados junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) para emitir as guias, em sua maioria para pessoas que nem eram atendidas. Em uma dessas guias, os médicos chegaram a indicar um medicamento para um tratamento da próstata para uma paciente do sexo feminino.

O documento é usado como base para a investigação foi encaminhado pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) e pela Secretaria Municipal de Saúde de Uruaçu, e consta o encaminhamento do tratamento para hipertrofia prostática para a mulher.

A operação investiga também o fornecimento de medicamentos durante as eleições de 2020, sem receita e prescrição médica pela vereadora. De acordo com as investigações, o fato ocorreu nas vésperas do pleito eleitoral do ano passado e pode indicar a compra de voto. Vale ressaltar que a vereadora investigada foi reeleita no pleito do ano passado.

Durante as busca busca a equipe policial apreendeu diversos medicamentos, inclusive controlados, algumas amostras grátis, computadores, celulares e guias de atendimento e encaminhamento do SUS.

Os envolvidos vão responder por crime de falsidade ideológica, associação criminosa e fornecimento ilegal de medicamentos. Participaram da ação 20 policiais civis que tiveram o apoio do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) e da Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher (Deam) de Uruaçu, o Grupo de Repressão a Narcóticos (Genarc) de Niquelândia e a Delegacia de Polícia de Mara Rosa.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias