Home / Cidades

CIDADES

RedeMob colocará 100% da frota de ônibus em circulação

As empresas que compõe o consórcio para operação do transporte coletivo (RedMob) informaram que vão colocar 100% da frota de ônibus em circulação. O posicionamento das empresas vem após o Juiz José Proto dar o prazo de 48 horas, para que elas e a Prefeitura cumpram o decreto que estabelece que os passageiros devem ser transportados apenas sentados durante o período de lockdown.

Segundo a nota enviada a nossa reportagem pelo consórcio, para atender a esta demanda, uma frota estranha será colocada em circulação, inclusive com frota reserva que esteja em condições de estar circulando. O diretor-executivo do consórcio, Leomar Avelino, afirma que alguns carros podem apresentar pequenas imperfeições, pelo fato das manutenções terem que ser adiadas para que eles possam circular.

O consórcio pontuou que acompanha o desempenho do sistema desde o início da semana. E não foi possível ver uma redução na quantidade de passageiros, principalmente nos horários de picos e no Eixo Anhanguera. Vale ressaltar que por atender 18 cidades da região metropolitana, o Eixo Anhanguera e os terminas de integração como Padre Pelágio, Bíblia e Praça A são responsáveis pela maior concentração de pessoas.

Eixo Anhanguera precisaria de 300 ônibus para transportar apenas passageiros sentados nos horários de pico

Segundo a nota divulgada pelo consórcio e estudos técnicos feitos pela Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), para que o Eixo Anhanguera possa transportar apenas passageiros sentados, é necessário um aumento de 200 ônibus na frota, para que possa atender nos horários de pico.

Um número que é maior do que a Metrobus possuí hoje em circulação, que é de 99, desta forma a nota mostra que a necessidade de 300 ônibus do Eixo Anhanguera para fazer o transporte de passageiros apenas sentados, o que é duas vezes maior do que a frota atual e de toda história do Eixo Anhanguera.

Nas linhas alimentadores o número de ônibus aumenta para 1.850 para conseguir fazer o transporte de passageiros apenas sentados durante os horários de pico.

"Seria necessário aumentar cerca de 1.000 ônibus da frota existente da RMTC, para o transporte de passageiros apenas sentados durante o período, e para seguir a determinação legal e judicial", explica Leomar Avelino. O diretor-executivo do consórcio, afirma que esse total é dobrar a quantidade dos veículos existente e previstos nos contratos de concessão que norteavam as operações antes da pandemia.

Para atender a ordem judicial e cumprir o decreto, 100% da frota vai ser colocada em circulação, mas o problema é o grande número de pessoas circulando pela cidade. A nota diz ainda que não adianta apenas a fiscalização das forças de segurança, mas que a população precisa ter consciência do momento delicado que vivemos com o fortalecimento da pandemia e evitar sair de casa.

Apelo

Leomar Avelino salientou mais uma vez a importância do trabalhador ficar em casa, e dos funcionários do transporte coletivo nesse momento e fez um apelo para que as pessoas fiquem em casa, uma vez que o transporte público é essencial e por tem a natureza de provocar aglomerações "é importante ficar em casa cumprindo o decreto municipal do lockdown, e deixar o transporte para quem, em essência, precisa usá-lo".

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias