Cidades

Técnica de enfermagem usa mesma agulha pra aplicar 10 doses da vacina

Em gravação feita enquanto um idoso estava sendo vacinado, mostra que ao questionar "por que doeu tanto assim?", a técnica de enfermagem respondeu que utiliza a mesma agulha de seringa para aplicar dez doses da vacina.

diario da manha

Vídeo que circula nas redes sociais, mostra uma técnica de enfermagem falando que utiliza a mesma agulha de seringa para aplicar dez doses da vacina contra a covid-19 em moradores de Altamira, no Pará.

A Prefeitura do município confirmou a veracidade do vídeo , mas afirma “que houve foi uma falha de comunicação, e não de procedimentos” pois a profissional da saúde teria ficado nervosa ao ser questionada sobre as aplicações do imunizante.

Devido o ocorrido, o idoso agora está fazendo tratamento profilático para reduzir o risco de ser infectado pelo HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis em razão do possível compartilhamento de agulha usado na imunização

A gravação foi feita enquanto o idoso que estava sendo vacinado, questiona “por que doeu tanto assim?”, e a técnica de enfermagem explicou “agora, colocaram nós na televisão dizendo que a gente não podia fazer do jeito que estávamos fazendo, então agora, essa agulha ela faz dez furos aqui ó, entendeu? É uma norma deles lá, então a gente não pode estar trocando a agulha”, afirma.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Imunização, disse afirmou que “todos os materiais utilizados nas aplicações das doses de vacina são descartados após o uso. Tanto as seringas como as agulhas descartáveis são utilizadas uma única vez”.

MACHISMO NO AUTOMOBILISMO

Segundo a nota da Secretaria o Manual de Normas e Procedimentos para a Vacinação do Ministério da Saúde e também a Sociedade Brasileira de Imunizações ( SBIm), indicam que é “proibido deixar o frasco da vacina agulhado, para facilitar a aspiração no frasco de vacina“. E que “É orientado, então, que a cada aspiração com as seringas descartáveis, o o profissional perfure a borracha em locais diferentes evitando a parte central da tampa, e é assim que a Coordenação de imunização orienta os profissionais que estão aplicando as doses de vacina”.

De acordo com a pasta, a técnica de enfermagem ficou “acuada com os questionamentos” realizados pelo idoso e a pessoa que estava filmando e, “passou uma informação que não procede e que coloca em questão o compromisso e a ética com que todos os profissionais de saúde estão atuando na linha de frente da covid-19”.

Segundo a secretaria, um enfermeiro que estava no local disse que o idoso filmado usou a última dose do frasco que tinha no isopor, por isso, a profissional coloca a agulha várias vezes no frasco e retira durante o vídeo. “Ao final do expediente, todos os frascos utilizados são devolvidos para o setor de imunização para serem conferidos e ser feito o descarte correto”, finaliza a nota.

Leia também:

Comentários