Home / Cidades

CIDADES

Cinemas e teatros são liberados pela prefeitura de Aparecida de Goiânia

Na última quinta-feira (20), a prefeitura de Aparecida de Goiânia liberou o funcionamento de cinemas e teatros com capacidade máxima de 30% da plateia. A medida consta na portaria publicada na última quinta-feira. Lembrando que estas atividades estava suspensas desde o dia 1º de março. Junto a liberação dos cinemas, a portaria também inclui museus e bibliotecas contando com uma série de restrições.

A justificativa para a liberação, conforme a portaria, é a redução dos na taxa de ocupação de leitos UTIs e de número de mortes diárias. De acordo com o documento, deverá haver intervalo mínimo de 45 minutos entre uma sessão e outra para que seja feita a limpeza e a desinfecção das salas, tanto de cinemas quanto teatros.

No ato da compra do ingresso, é de responsabilidade do estabelecimento garantir que haja o distanciamento de 1,5 metro. Dentro dos ambientes, deve conter um assento frontal, um posterior e dois laterais
vazios entre as poltronas de cada cliente, salvo se casais ou membros da mesma família ou grupo.

A administração dos estabelecimentos devem realizar a gestão e organização das filas de assento e garantir a adequada manutenção e higienização do sistema de ar-condicionado, conforme normas específicas.

Para museus e bibliotecas será exigido:

  • O distanciamento de 1,5m entre as pessoas;
  • Implementar medidas de prevenção de contágio por COVID-19;
  • Realizar desinfecção prévia, durante e após o horário de funcionamento, principalmente nos pontos de contato das pessoas;
  • Impedir o acesso de indivíduos que apresentem sintomas de síndrome gripal, verificando presença de sintomas gripais, febre e contato pessoal ou convivido no mesmo ambiente com os suspeitos de portarem COVID-19;
  • Garantir o uso contínuo de máscaras;
  • Realizar, diariamente, triagem rápida dos colaboradores, com o objetivo de identificar possíveis casos suspeitos;
  • Garantir aos frequentadores e colaboradores, álcool em gel 70%;
  • Sempre que possível, manter o ambiente arejado, com portas e janelas abertas.

Além disso, a fiscalização do cumprimento das regras nestes estabelecimentos ficam sob responsabilidade das autoridades municipais de fiscalização e forças de segurança pública do município.

Para denúncias e informações, basta entrar em contato com a Guarda Municipal de Aparecida de Goiânia atende pelo telefone/whatsapp 3545-5992, e telefones 3238-7243 e 153. No caso de descumprimento, além das penalidades previstas no caput, o infrator estará sujeito à multa no valor de R$ 180 e R$ 360 (reincidência), além de cassação das licenças municipais.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias