Home / Cidades

CIDADES

Baleia quase vira barco na Baía de Guanabara no Rio de Janeiro

Um vídeo mostra pescadores sendo resgatados por marinheiros mercantes, nas águas da Baía de Guanabara minutos depois da embarcação na qual estavam, ser atingida por uma baleia jubarte, na terça-feira (29). As informações são de que o animal estaria passeando pela região há pelo menos quatro dias e já pôde ser visto em vários pontos da Baía. Veja o vídeo:

Segundo o ambientalista, Sérgio Ricardo, um dos fundadores do Movimento Baía Viva, o fenômeno é raro e que em trinta anos de monitoramento daquelas águas nunca tinha visto uma jubarte permanecer por dias no interior da Baía.

"Possivelmente, este animal estava se deslocando pela costa do sudeste em busca de alimento e de acasalamento. Dizer qualquer coisa, além disso, é 'chute'. É um fenômeno raro, não tenha dúvidas. Mas, isso mostra que é possível a restauração ecológica da Baía, que a Baía está viva", diz.

De acordo com Sérgio, o tráfego de embarcações na Baía afasta animais desse porte. "O tráfego de embarcações por ali é intenso. Dados oficiais do Ibama, de dezembro de 2019, dizem que 10 mil embarcações trafegavam por ano na Baía, entre navios e rebocadores, principalmente vinculados ao pré-sal. Aquelas águas se transformaram em um grande estacionamento industrial. A ecologia da paisagem vem dando lugar a uma paisagem de ferro", relata.

O ambientalista diz que acontecimentos como este são animadores. "No ano passado, recebemos imagens de pescadores que encontraram um tubarão-baleia na região. São fatos raros, mas que nos enchem de esperança", afirma.

Mais vídeos:

  • CIDADES

    Acidente grave com carreta na BR deixa dois mortos

    , o motorista perdeu o controle da direção avançando em direção ao canteiro central onde tombou

    Publicado quarta-feira, 31 de janeiro de 2024 - 10:18

    / Atualizado quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

  • CIDADES

    Corpo de adolescente desaparecido há três dias é encontrado

    O corpo do jovem foi encontrado por volta das 17h de terça-feira, 23, em uma mata próximo de onde o adolescente teria sido visto pela última vez

    Publicado quarta-feira, 24 de janeiro de 2024 - 08:55

    / Atualizado quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

  • CIDADES

    Motorista é preso com CNH falsa

    O motorista informou que comprou o a CNH em Ibitinga-SP e pagou R$ 1.400,00 reais em março de 2023

    Publicado terça-feira, 23 de janeiro de 2024 - 09:43

    / Atualizado terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias