Home / Cidades

CIDADES

Médica que vendeu atestados para pessoas se vacinarem é investigada

Uma médica está sendo investigada pelo Polícia Civil de Catalão, no sudeste de Goiás, por suspeita de que ela tenha vendido atestados de comorbidades para pessoas se vacinarem contra a Covid-19 na cidade. Segundo a polícia, são investigados 1,1 mil atestados de comorbidades assinados por ela.

Na quarta-feira (23), a Polícia Civil conversou com pessoas que apresentavam documento assinado pela infectologista e 15 confirmaram terem comprado os laudos.

Ao G1, o delegado responsável pelo caso, Fernando Maciel contou que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da cidade desconfiou do fato de que entre 5,8 mil atestados 1,1 foram assinados pela mesma médica. Além disso, a maioria das pessoas eram jovens e os laudos atestavam que o suposto paciente tinha asma.

As pessoas relataram à polícia que pagaram diferentes valores pelo atestado, variando entre R$ 70 e R$ 250. Também contaram que não passaram se quer por uma entrevista com a profissional.

“Nós fomos abordar pessoas no local de vacinação contra Covid-19 para colher informações e elas foram convidadas a virem à delegacia. Algumas foram até acompanhadas de advogados e 15 confessaram que compraram os laudos sem ter se consultado com a médica”, contou o delegado.

O caso ainda está sendo investigado. Segundo Maciel, o objetivo agora é identificar se a própria médica é responsável por vender esses atestados assinados ou se há um falsário se passando por ela. A médica ainda deve prestar depoimento.

Caso as apurações concluírem que a médica é responsável pela venda dos atestados, ela deve responder por falsidade ideológica. Se for comprovado que um falsário estava atuando como se fosse a profissional, essa pessoa deve responder por falsificação de documentos.

A pena pelos crimes citados é de até 5 anos de prisão. No caso das pessoas que compraram o documento, elas podem ser indiciadas por falsidade ideológica.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias