Home / Cidades

CIDADES

Adolescente é salvo por guarda-vidas em Guarujá

Adolescente de 17 anos foi salvo por um guarda-vidas em afogamento no mar em Guarujá, no litoral de São Paulo na última segunda-feira, 19. O adolescente estava surfando quando foi carregado pelas ondas, por volta das 17h.

Gabriel Costa Ramos, o bombeiro de 28 anos foi o responsável pelo resgate, e relatou que foi difícil chegar até o local em que o adolescente estava, em meio a uma ressaca do mar. Foram registradas imagens que mostram o momento exato em que o profissional consegue retirar o jovem do mar .

"A ocorrência foi difícil, o mar estava com ondas fortes e o acesso era difícil. Tive que manter a calma", disse o guarda-vidas. O resgate ocorreu no Morro do Maluf, que fica entre as praias da Enseada e de Pitangueiras.

O jovem estava sobre a prancha, e tentava remar para sair do local. Como as ondas estavam muito fortes e o mar agitado, teve dificultava de conseguir chegar em uma área segura. A vítima estava sendo atingida pelas ondas repetidas vezes, até que testemunhas viram e solicitaram o resgate.

"Tive que entrar nas costas das ondas para ter um tempo de conversar e acalmar ele. Estava bem difícil o acesso, mar agitado, com onda de 1,5m", contou o guarda-vidas. No fim, o bombeiro foi parabenizado por pessoas que assistiam ao resgate e tentavam ajudar a salvar o adolescente.

"É gratificante saber que salvei a vida de um jovem de 17 anos, que as pessoas apoiam, famílias, amigos. É bom ter esse feedback da população. A gente se coloca no local de risco para um bem maior", finalizou Ramos.

O resgate foi solicitado pelo corretor Rafael Pierro, de 18 anos, que mora na região. Ele conta que já presenciou diversos afogamentos no local, e que também já ajudou a resgatar algumas pessoas. De acordo com o corretor, entrou em contato com Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) e solicitou o bombeiro.

"A cada onda que vinha, a gente falava 'esse menino não vai aguentar'. Tem umas pedras bem pontiagudas no local, ele ficou entre a vida e a morte ali. Se o salva-vidas não o pegasse naquele momento, ele ia ser jogado lá", relembra Pierro.

"O tempo do salvamento é quase exatamente o tempo de vídeo. O guarda veio rápido", diz o jovem, elogiando o guarda-vidas.

*Com informações do G1

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias