Home / Cidades

CIDADES

Drive-thru de reciclagem é montado em Goiânia

Para comemorar o dia Nacional do Lixo Zero, um drive-trhu foi montado para recolher materiais recicláveis, na Praça Universitária, em frente ao Museu Antropológico do setor Leste Universitário em Goiânia, e teve inicio neste sábado (14), e irá durar ate o dia 18 de setembro.

Toda a população poderá levar qualquer item de reciclagem, como: sacolas plásticas, papelão, latinhas, pneus, rádios, bitucas de cigarro, óleo usado, lápis de cor, borracha, lâmpadas fluorescente e incandescentes e entre outros.

E todos os moradores que contribuir, poderá receber uma muda de árvore em troca das reciclagens.

As bitucas de cigarro também entram na lista de reciclável, O material será encaminhado para uma empresa no interior de São Paulo e transformado em papel para artesanato.

Quem tiver usando em casa, aquelas lâmpadas fluorescentes e incandescentes, também podem leva-las para trocar por lâmpadas de led, só basta levar a conta de energia e um documento com foto. A consultora empresarial Márcia Maria Rocha, já garantiu a troca das lâmpadas.

“Além de contribuir positivamente com o meio ambiente. Eu também contribuo comigo mesma porque eu consigo reduzir o valor da minha energia”, disse.

O empresário Jaime Viana Oliveira Junior, também não ficou de fora, e já foi ate o drive-thru levar óleo de fritura, papelão e pneus. E ele diz que é muito importante participar, pois, a reciclagem e fundamental para o meio ambiente.

"Eu busco mudar o mundo dentro da minha própria casa. Eu faço a minha parte e cobro do pessoal da minha para fazer a parte dele também. Espero que assim a gente chegue em um mundo melhor”, disse o empresário.

A coordenadora do Projeto Lixo Zero em Goiás, Raquel Pires Sales disse que a ideia da iniciativa é que as pessoas tenham mais sabedoria e que o planeta é só e não existe jogar fora o lixo.

“Antes de tratar e separar e encaminhar corretamente, a ideia é que você repense seus hábitos e a forma que você consome. Lembrando que o planeta é só e não existe jogar fora. Colocou na porta da sua casa, o lixo não vai sumir”, disse a coordenadora.

Veja agora todos itens que serão aceitos no drive-thru.

  • Recicláveis: plástico, papel, metal e vidro;
  • Eletrônicos: computadores, tablets, monitores, teclados, impressoras, câmeras fotográficas, aparelhos de som, televisores, micro-ondas, rádios, telefones, celulares, carregadores, fios, modem, eletrodomésticos, etc;
  • Instrumentos de escrita: lápis grafite, lápis colorido, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores, marca-texto, marcadores permanentes, marcadores de quadro;
  • Esponjas de limpeza doméstica: deve estar seca;
  • Bitucas de cigarro: serão encaminhadas para a primeira usina de reciclagem de bitucas de cigarro do mundo, que é brasileira com tecnologia patenteada pela Universidade de Brasília (UNB), onde se transformarão em papel para artesanato e o líquido resultante em carrapaticida para cachorros;
  • Óleo usado: será recolhido pelo programa "olho no óleo", da Saneago e utilizado como matéria-prima na produção de biodiesel;
  • Lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas de led: é preciso levar a conta de energia e um documento com foto para a troca.

Leia Também

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias