Home / Cidades

CIDADES

Bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia deverão ter rodízio de água

Bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia, que são abastecidos pelo sistema Meia Ponte, poderão enfrentar interrupções, o plano de Racionamento apresentado pela Companhia Saneamento de Goiás (Saneago) para este ano, já foi acionado. As entrepausas aconteceram de em dois em dois dias, cerca de 442 bairros serão afetado.

A ação será colocada em pratica caso a vazão do Meia Ponte diminua. Boa parte de Goiânia não deve sofrer com desabastecimento, já que 66% da cidade é abastecida com água do Ribeirão João Leite.

O nível três é o mais crítico e obriga a implementação do programa de racionamento, há previsão e que ela pode ser alcançada em cerca de 15 dias.  Desde de agosto a vazão do rio já caiu cerca de 1.300 l/s.

A escala do rodizio, será feita por regiões revezando entre interrupção, estabilização e fornecimento normalizado. De acordo com a Saneago o plano foi elaborado como forma de precaução.

O Comitê de Bacia do Rio Meia Ponte (CBH-MP), garante o abastecimento aos usuários de serviços essenciais. Para estes locais que têm inscrição como Usuários Essenciais na área de influência do Sistema Meia Ponte, a Saneago irá oferecer caminhões-pipa.

O presidente do CBH, Fábio Camargo, explica os três níveis da escala. “Como o sistema faz: hoje é o dia de Aparecida, então eles fecham o sistema de Aparecida, no outro dia eles vão ligar, mas não é automático, são quilômetros de dutos”.

Essa é a última opção para se tomar em meio a esse cenário de crise hídrica, sem chuvas os níveis dos mananciais só tendem a diminuir. As previsões de chuvas estão previstas para a segunda quinzena de outubro. O que torna os riscos para ocorrer rodízios ainda mais real. “O mais importante é agir com antecedência”, afirma o presidente.

Segundo a Saneago programas para conscientizar a população sobre os desperdícios estão sendo colocados em ação.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias