Home / Cidades

CIDADES

Urbanização requer transformações sustentáveis

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios(Pnad), 85% da população brasileira vive em áreas urbanas e estão mais exposta às consequências climáticas causadas pelo aquecimento do planeta, escassez hídrica, enchentes, desaparecimento da biodiversidade, problemas de saúde e avanço do nível do mar.

Segundo um estudo do Mapbiomas, Goiânia é a quinta cidade do país em tamanho de território urbano e a quarta que mais teve expansão urbana entre 1985 e 2020. O mesmo ocorre com as cidades da região metropolitana da capital, Aparecida de Goiânia, por exemplo, ocupa a décima oitava posição no ranking das cidades brasileiras que mais cresceram em território.

Conforme o estudo, o Cerrado foi o bioma com maior perda anual de vegetação nativa para área urbanizada nesse período.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), afirma que as temperaturas nas cidades de todo o mundo estão subindo duas vezes mais rápido que a média global devido à rápida urbanização e substituição da vegetação por asfalto, estruturas de cimento e outras infraestruturas.

“Nesse sentido, as soluções baseadas na natureza são ferramentas que possibilitam que o poder público faça uma gestão transformadora. A utilização de infraestrutura natural deve fazer parte de uma estratégia para garantir cidades mais inteligentes e resilientes para o futuro”, afirma a paisagista urbana Cecilia Herzog, membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN) e professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), com a urbanização crescente e acelerada em todo o planeta, é cada vez mais necessária a reorganização e o gerenciamento das cidades, em especial as médias e grandes. Para ONU, Agenda 2030 pode tornar os núcleos urbanos mais sustentáveis, seguros e garantir qualidade de vida à população.

Para os especialistas, é necessário a implantação de infraestrutura verde em pontos estratégicos das cidades, capazes de gerar benefícios para aos cidadãos e economia aos cofres públicos.

“Precisamos considerar a natureza como solução para muitos de nossos problemas urbanos. Ela é a nossa principal aliada para enfrentar o grande desafio desse século, que são as mudanças climáticas. Fazemos parte da natureza e devemos procurar novas formas de viver em harmonia com o ecossistema e a biodiversidade que nos cercam também nas cidades”, afirma André Ferretti, membro da RECN.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias