Aparecida de Goiânia

Formatura: Caiado motiva alunos de colégios militares de Aparecida e Senador Canedo

Em solenidade que encerra ciclo estudantil para 1.062 jovens de quatro unidades de ensino nos municípios, governador recebe homenagem, entrega diplomas e ressalta modelo como referência para setor educacional. “Decidam, amanhã, a opção que quiserem, e o que vocês optarem, façam com vontade. Não entrem mais ou menos, mas com garra, coragem e determinação”, diz

diario da manha

O governador Ronaldo Caiado participou, nesta sexta-feira (10/12), da solenidade de formatura de estudantes da 3ª série do Ensino Médio dos Colégios Estaduais da Polícia Militar do Estado de Goiás (CEPMG) dos municípios de Aparecida de Goiânia e Senador Canedo, que ficam na Região Metropolitana da capital.

“Tenho certeza de que vocês vão fazer parte de uma geração diferente, em Goiás”, projetou o governador durante evento realizado no Centro de Cultura, Esporte e Lazer (CEL) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Goiás, no Jardim Rio Grande, em Aparecida de Goiânia.

Ao todo, 1.062 jovens concluíram o Ensino Médio em quatro unidades, sendo uma canedense (Colégio Estadual da Polícia Militar Pedro Xavier Teixeira) e as três demais em Aparecida de Goiânia (Colégio Estadual da Polícia Militar Madre Germana, Colégio Estadual da Polícia Militar Mansões Paraíso e Colégio Estadual da Polícia Militar Nader Alves dos Santos). Do total de formandos e formandas, 270 estiveram na cerimônia.

Em seu discurso, o governador ressaltou que a data se torna um marco na vida dos jovens. “Vocês fazem parte da elite do estado de Goiás. Elite não quer dizer quem tem mais dinheiro ou poder aquisitivo. Elite é quem tem a formação que vocês tiveram e galgaram, hoje, uma formatura no Ensino Médio nas melhores escolas do Estado de Goiás”, afirmou Caiado.

“Decidam, amanhã, a opção que quiserem, e o que vocês optarem, façam com vontade. Não entrem mais ou menos, mas com garra, coragem e determinação. Acreditem no potencial”, pediu o governador, ao garantir que estudantes da rede estadual continuarão assistidos pela gestão pública goiana.

Os três primeiros colocados em desempenho de cada uma das escolas durante o ano letivo foram homenageados com medalhas de ouro, prata e bronze do Mérito Intelectual Aluno. O governador Ronaldo Caiado entregou as de ouro para Adrielly Vieira Lucas Feitosa (CEPMG Madre Germana), Thagory Leandro Calixto Costa (CEPMG Mansões Paraíso), Arthur José Alves Ferreira de Oliveira (CEPMG Nader Alves dos Santos) e Kauany de Oliveira Machado (CEPMG Pedro Xavier Teixeira), além de diplomas simbólicos para alguns dos jovens que passaram pelo palco.

Números
Os CEPMGs representam 3% das unidades de ensino administradas pelo Estado, em Goiás: são 63, sendo que três foram instaladas durante a gestão de Caiado. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), 20% dos estudantes matriculados na rede estadual de ensino estão nas escolas militares.

“Colégios militares já existiam sim, mas o governo não fazia repasse de dinheiro a eles. Não tinha como beneficiar alunos, professores. Isso acabou”, relembrou a secretária de Estado de Educação, Fátima Gavioli. “Não é difícil governar quando se tem compromisso com a ética, com a verdade, com a moral, com a transparência e com o desenvolvimento do Estado”, completou a professora, homenageada como madrinha da turma de formandos.

Na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mais recente, referente ao ano de 2019 e divulgada em 2020, o Estado de Goiás alcançou o primeiro lugar no Brasil, com nota média de 4,8. Os quatro colégios que formaram turmas nesta sexta-feira (10) ficaram entre os 100 com melhores notas em território goiano. Das 10 escolas com melhor classificação no índice em Goiás, nove são militares.

“Política de apoio e fortalecimento às escolas militares é uma fórmula que tem dado muito certo, pois reúne o ensino com a disciplina, o respeito e a hierarquia. Aí aparecem os bons resultados que nos dão tanto orgulho”, frisou o secretário de Estado de Segurança Pública, Rodney Miranda. “Tenho certeza de que vocês irão muito longe a partir da formação que tiveram nas escolas militares”, concluiu ele.

Padrinho da turma, o deputado estadual Coronel Adailton projetou um futuro promissor para os jovens formandos, “trilhando carreiras brilhantes” em suas futuras profissões. “Senhor governador, é o sonho de consumo de cada um dos prefeitos goianos ter, ao menos, uma unidade de colégio da Polícia Militar no seu município. Sob seu governo e o trabalho forte de Fátima e Rodney, chegaremos lá”, salientou o parlamentar.

O deputado federal Glaustin da Fokus, escolhido como paraninfo da turma por sua representatividade na região dos municípios de Aparecida de Goiânia e Senador Canedo, também falou sobre o futuro. “Não tenho o menor medo de dizer que Goiás está no caminho certo com vocês, futuros profissionais deste estado, deste país e deste planeta.”


O governador Ronaldo Caiado parabeniza formandos dos colégios militares de Aparecida de Goiânia e Senador Canedo: “Elite é quem tem a formação que vocês tiveram e galgaram, hoje, uma formatura no Ensino Médio nas melhores escolas do Estado de Goiás”

Comandante de Ensino da Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO), o tenente-coronel Luciano Souza Magalhães apontou Caiado como “governador da Educação” e destacou os investimentos e a gestão dos colégios militares. “O CEPMG é um encontro de gigantes entre duas secretarias fortes, com pessoas fortes. Com a Segurança Pública e a Educação juntas, não tinha como este projeto dar errado”, reforçou o militar.

Além de Caiado, que emprestou seu nome à turma de formandos, e juntamente de Fátima Gavioli, Rodney Miranda, Coronel Adailton e Luciano Souza Magalhães, o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO), coronel Renato Brum dos Santos, o superintendente de Segurança das Escolas Militares, coronel Mauro Ferreira Vilela, bem como diretores e servidores da Educação, foram homenageados por estudantes na solenidade.

Em nome dos alunos e alunas que se formaram, Amanda Cristina de Aquino Pinheiro foi a oradora. “Se desistirmos quando as dificuldades vierem, qual será o mérito daquilo que se pretende conquistar? É por causa desse sentimento inefável que estamos todos aqui, celebrando o fim de um ciclo e o início de um novo, como uma metamorfose para a qual nos preparamos”, exemplificou a jovem.

“Governador, agradecemos o empenho em fazer da Educação, a peça principal na formação de cidadãos preocupados com a boa conduta de gerações vindouras. Sempre nos lembramos que tudo aqui é feito pensando na formação de líderes que não se contentam com o que é bom, mas buscam, sempre, a excelência”, frisou Amanda.

No juramento da turma, o aluno Gabriel Batista leu os votos. “Prometemos cumprir fielmente tudo que aqui aprendemos, amar e respeitar nossos pais e mestres, ser bons filhos e bons alunos. Juramos dignificar nossas formações, sermos cidadãos dignos e honrados, dar continuidade aos estudos, fazendo bom uso dos conhecimentos adquiridos, dentro da ética, do respeito e das leis do Brasil. Sermos, no futuro, bons profissionais e termos, em nossos corações, a amizade de todos que nos ajudaram dentro de nossa formação. Deixamos aqui nossa eterna gratidão”, expressou.

Estiveram junto ao governador, na cerimônia de formatura, em Aparecida de Goiânia, também os comandantes-diretores: Sidnei de Jesus Silva (CEPMG Pedro Xavier Teixeira), Wiston Antônio da Silva (CEPMG Madre Germana), Rose Marx Wayne de Oliveira (CEPMG Nader Alves dos Santos) e Reunecir Morais dos Santos (CEPMG Mansões Paraíso); a coordenadora regional de Educação de Aparecida de Goiânia, Núbia Gomes, além de demais autoridades militares, lideranças classistas e convidados.

Fotos: André Saddi

Comentários