Home / Cidades

CIDADES

Jovem viraliza ao contar como voltou a andar após acidente em parque aquático

A estudante Rhanielly Garcês, de 25 anos, viralizou na web após contar como conseguiu voltar a andar após um acidente em um parque aquático em Caldas Novas, na região sul de Goiás. Veja abaixo:

No vídeo ela conta que após cirurgias e fisioterapia, ele voltou a perder a mobilidade totalmente e, novamente, se recuperou.

“Os médicos diziam que eu ia ficar tetraplégica, porém, com muita fisioterapia eu consegui levantar da cadeira de rodas”, disse.

O acidente aconteceu no dia 5 de janeiro de 2015, em uma atração de um parque aquático. No dia do acidente, Rhanielly foi encaminhada para um hospital em Caldas Novas e depois levada a uma unidade hospitalar em Goiânia, onde passou por duas cirurgias.

Nove dias depois, a estudante começou um tratamento no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr Henrique Santillo (Crer), em Goiânia ,e, após bastante fisioterapia, conseguiu recuperar parcialmente os movimentos.

“Eu tive um trauma raquimedular no pescoço e consegui evoluir para tetraparesia, que é o funcionamento parcial dos quatro membros. Eu desafiei os diagnósticos médicos e graças a Deus consegui recuperar parcialmente os movimentos”, contou.

Conforme a estudante, três anos depois do acidente, ela começou a perder os movimentos dos braços e das pernas novamente. Foi diagnosticada com estenose cervical, que se trata de uma doença causada pelo estreitamento do canal espinhal, e precisou passar por outro processo cirúrgico.

A jovem teve uma infecção generalizada e precisou ficar uma semana em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Graças a Deus e à minha equipe de fisioterapia, eu levantei da cadeira de rodas pela segunda vez e sigo confiante nesse processo de reabilitação. Só gratidão a Deus por me permitir estar vivenciando o meu segundo milagre”, disse.

Segundo Rhanielly o Hot Park arcou com o tratamento dos primeiros procedimentos cirúrgicos que ela fez, mas após começar a terapia no Crer, não recebeu mais assistência e entrou na Justiça, em 2018, pedindo uma indenização.

“Eu ingressei com ação um pouco tardia, já no ano de 2018, pois eu ainda não tinha dimensão de que teria as sequelas para a vida toda. Com o passar do tempo, fui adquirindo essa consciência e entendi que era justo ser respaldada de alguma forma”, disse.

Em nota o Hot Park afirmou que tem a segurança de seus visitantes como principal prioridade e que as atrações do local são certificadas, com laudos que comprovam o funcionamento dentro das normas de segurança. Veja a nota íntegra.

"O Hot Park informa, sobre o ocorrido em 05 de janeiro de 2015 com Rhanielly Belmino Garcês, que tem a segurança de seus visitantes como principal prioridade.
Neste caso específico, ela, mesmo com uma doença pré-existente na coluna, optou por usar a atração, apesar da ampla comunicação visual, com placas, avisos sonoros constantes e vídeos, além da recomendação dos guarda-vidas sobre a utilização da atração nestes casos. Esta lesão pré-existente foi comprovada por laudos médicos que estão anexados no processo que está na Justiça e também foi referência de várias postagens dela anteriores ao fato. Sabendo desta lesão e com as orientações, ela não deveria utilizar atrações com estas devidas restrições.
Ela foi atendida inicialmente no ambulatório do parque sendo levada em seguida para o Hospital Nossa Senhora Aparecida, em Caldas Novas-GO. Constatada a necessidade de atendimento especializado, foi transferida para o Hospital de Acidentados Clínica Santa Isabel em Goiânia-GO. Ela foi operada por um dos maiores especialistas em cirurgia de coluna do Brasil – este médico mesmo pediu encaminhamento para o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER) onde ela foi atendida por uma equipe multidisciplinar e com uma estrutura especializada.
Durante todo este período recebeu acompanhamento por parte do parque, incluindo o pagamento de todas as despesas médicas. Este atendimento foi interrompido em 01 de julho de 2016, quando a paciente foi dispensada do tratamento por excesso de faltas sem comunicados ou justificativas, conforme laudo oficial do CRER. Isso também está comprovado no processo.
Também desta época há vários posts (anexados na documentação enviada à Justiça) de Rhanielly em festas e eventos.
O Hot Park tem suas atrações certificadas, com diversos laudos comprovando o funcionamento dentro das normas. Foi o primeiro parque aquático do mundo a ser certificado na rigorosa ABNT ISO 21101-2014, com critérios rígidos de segurança".

O processo na Justiça corre na comarca de Caldas Novas. Conforme o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), um perito, foi nomeado em julho de 2021, para realizar uma perícia no parque.

Leia também:

Mais vídeos:

  • CIDADES

    Acidente grave com carreta na BR deixa dois mortos

    , o motorista perdeu o controle da direção avançando em direção ao canteiro central onde tombou

    Publicado quarta-feira, 31 de janeiro de 2024 - 10:18

    / Atualizado quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

  • CIDADES

    Corpo de adolescente desaparecido há três dias é encontrado

    O corpo do jovem foi encontrado por volta das 17h de terça-feira, 23, em uma mata próximo de onde o adolescente teria sido visto pela última vez

    Publicado quarta-feira, 24 de janeiro de 2024 - 08:55

    / Atualizado quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

  • CIDADES

    Motorista é preso com CNH falsa

    O motorista informou que comprou o a CNH em Ibitinga-SP e pagou R$ 1.400,00 reais em março de 2023

    Publicado terça-feira, 23 de janeiro de 2024 - 09:43

    / Atualizado terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias