Home / Cidades

CIDADES

Operação mira suspeitos de aplicar golpe do novo número

A Delegacia Especializada de Investigações Criminais (DEIC), Polícia Civil do Estado de São Paulo (PCSP) e Policia Civil do Estado de Goiás (PCGO) realizam na manhã desta terça-feira, 05, uma mega operação de combate a fraudes cometidas por meio de aplicativo WhatsApp em Goiás, Roraima, Pará e Minas Gerais.

Dezenas de criminosos já foram presos e 300 policiais cumprem mais de 40 mandados contra um grupo que causou prejuízo de mais de R$ 3 milhões nos últimos meses.

Conforme a polícia, a organização criminosa atuava predominantemente em Goiás, utilizando fraude eletrônica, primeiro, obtendo fotografia em rede social e aplicativo de mensagem de vítimas para, depois, entravam em contato com familiares próximos informando a troca de número e solicitava dinheiro alegando problema no aplicativo bancário.

Segundo a PC os suspeitos presos permanecerão nos estados de origem e serão indiciados pela prática do crime de estelionato eletrônico, falsidade ideológica, falsa identidade, integrar organização criminosa, além do ilícito de lavagem de dinheiro.

A operação foi deflagrada simultaneamente pela Polícia Civil de Roraima, Minas Gerais, Pará, Goiás e São Paulo, com a participação de 70 policiais civis da área do Deinter 8.

O nome da operação foi escolhida em tradução simples da escrita americana “two face”, usando o número não extenso, “duas faces” – em metáfora ao ardil eletrônico usado pelos criminosos que solicitam dinheiro das vítimas passando por conhecidos, inclusive, com fotografias retiradas das redes sociais ou telefônicas.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias