Home / Cidades

CIDADES

Colégio instala câmeras em banheiros e pais e alunos questionam

Pais e alunos do Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes em Goiânia estão preocupados com câmeras instaladas dentro dos banheiros que conforme uma advogada, desrespeita o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

"É surreal a sensação que a gente sente quando entra no banheiro e vê a câmera. A gente fica muito constrangido", disse uma aluna que preferiu não se identificar.

Conforme os estudantes, os equipamentos foram instalados há poucos dias dentro do banheiro masculino e dentro do feminino.

"Não consegui usar o banheiro porque o medo da câmera me pegar era muito grande", afirma outra estudante.

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que não existe autorização para o uso de câmeras em banheiros das escolas e que os equipamentos já foram retirados. A Seduc disse ainda que vai investigar o caso.

"Colocamos câmeras nos banheiros com o objetivo de proteger o patrimônio público e evitar possíveis infrações lá dentro. As câmeras não filmam dentro do box do vaso sanitário. Não precisam se sentir violados", escreveu a diretora na mensagem.

De acordo com a advogada Goiacy Campos Dunck, o colégio utilizou um caminho ilegal, criminoso, porque viola a honra e a intimidade. "Quando você coloca câmera em um local que viola a minha privacidade, você está me expondo", disse.

Com informações do G1

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias