Home / Cidades

CIDADES

Goiânia sedia 23º Campeonato de Voleibol Master Feminino Damas de Diamante, que começa na próxima terça-feira

A capital sedia o 23º Campeonato de Voleibol Master Feminino Damas de Diamante, a partir da próxima terça-feira (07/06), no Sesi Clube Antônio Ferreira Pacheco, no Setor Santa Genoveva. A competição será realizada com apoio da Prefeitura de Goiânia e segue até o dia 12/06, com a participação de 20 equipes de nove estados.

A primeira edição dos jogos foi realizada em Curitiba, em 1988, com o nome de Damen Sterne que, em português literal significa "Senhoras Estrelas”. A alcunha se deu em função da participação de atletas com mais de 40 anos. A partir das edições seguintes, sempre anuais, o objetivo foi avançar na idade das participantes e, também, na quantidade de competidores.

Na edição deste ano, são 20 agremiações, de nove estados participantes: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Paraná, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Santa Catarina e Goiás.

O campeonato também é estruturado em quatro categorias. Nas de 60 e 65 anos, são seis times na disputa, em cada uma. Já na de 70 anos, são cinco equipes, enquanto três disputam na categoria de 75 anos.

O time Damas de Goiás, que representa o estado, disputa as categorias de 60 e 65 anos e entra em quadra já na próxima quarta-feira (08/06), contra os times do Rio Grande do Sul e Ceará.

Antes da pandemia, a equipe treinava duas vezes por semana, mas devido às restrições, precisaram mudar a rotina. Assim, precisaram treinar separadas, inclusive pelo fato de que cinco delas residem em Rio Verde, na região Sudoeste de Goiás.

A coordenadora da equipe, Rose Mary Barbosa Prado, lembra que Goiás sediou a competição em 2013 e que “muito nos orgulha recebê-la novamente e, mais ainda, ver que o número de participantes, mesmo após a pandemia, cresceu”.

O secretário municipal de esportes, Álvaro Alexandre, elogia o volume de participantes e a tradição da própria competição. “São mulheres apaixonadas pelos vôlei, que provam como o esporte é agregador e gera mais saúde na vida das pessoas”.

O titular da pasta também corrobora com a satisfação de receber a competição na capital, especialmente perante o momento de retomada das atividades esportivas em Goiânia. “Com certeza, somos privilegiados de receber estas atletas que nos inspiram”.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias