Home / Cidades

CIDADES

Solidariedade em tempos pandêmicos

Uma das consequências da fase pandêmica – que tem se estendido muito mais que o esperado e que devia – foi sentida justamente pelos mais vulneráveis da sociedade é o desemprego. Assim, muitas pessoas além da doença, estão lidando com a fome, despejos e a falta de oportunidades. Por outro lado, também surgiram diversas iniciativas que trouxeram certo alívio, e hoje, dia 19 de julho, Dia da Caridade, O DM conta a história de algumas delas.

Na época mais intensa da pandemia, há cerca de dois anos, o Instituto de Ciências Biológicas da UFG, criou o projeto de extensão chamado Pequi com SUS, que tem o intuito de esclarecer, com linguagem simples – no bom “goianês” – os serviços oferecidos pelo SUS. Porém, a equipe, que é coordenada pela professora Cristiane Lemos, ao enxergar a saúde de forma ampliada, viu a necessidade de fazer ações urgentes de caridade. E assim, começou a ajudar moradores de ocupações que foram despejados de Goiânia, e, sobretudo, de Aparecida de Goiânia.

“O trabalho ajuda pessoas em extrema vulnerabilidade que estão morando debaixo de lona. Além de comida, estão carentes de roupas, móveis e produtos de higiene. No começo das vacinações levamos também vacina, já que muitos deles não tinham como comprovar o endereço”, conta a professora, explicando ainda que o trabalho foi desenvolvido em parceria com a Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD) e que nesta época de frio realizaram também uma campanha para doações de cobertores.

ADOTE A ARTE

Com a amiga Cláudia Garcia, que morreu de covid ano passado, Xexéu criou a campanha Adote um Artista que arrecada alimentos para os artistas em vulnerabilidade. Foto: Arquivo pessoal.

O cantor Xexéu, conhecido por animar as festas de carnaval com sua banda Noys é Noys, ao notar a gravidade da situação da pandemia e como ela poderia atingir os amigos, também resolveu agir. “No começo do lockdown eu entendi que realmente seriam dias muito difíceis, principalmente para os artistas. Peguei minha agenda e estava lotada de trabalho, a coisa mais linda do mundo, e vi que tudo seria cancelado. Logo, pensei: graças a Deus, vou passar essa fase, mais arrumadinho financeiramente, mas preciso ajudar minha categoria”, relembra.

Foi assim que nasceu a campanha humanitária Adote a Arte, que contou como parceiros, nomes como o da artista Cláudia Garcia (que faleceu em fevereiro do ano passado, vítima da Covid-19), da produtora cultural Rejane Neves, do diretor de teatro Danilo Alencar, do ator Norval Barbere e do casal Marcinha e Jorjão, proprietários do Quintal do Jorjão.

“O Clube da Caixa Econômica APCE nos disponibilizou um local para colocarmos o material arrecado, para melhor manuseio e ter mínimas perdas e, assim, arrecadamos cestas básicas, alimentos não perecíveis, material de limpeza e de higiene, máscaras descartáveis”, detalha.

Com direito a um clipe emocionante, que traz a imagem de diversos artistas goianienses e a voz de Cláudia Garcia e Xexéu cantando a música “Mutirão de Amor”, de Zeca Pagodinho e Jorge Aragão, a campanha ajudou, não apenas artistas de diversas áreas, como também aqueles que também fazer o show a continuar. Assim, produtores, técnicos de som e luz, seguranças, vigias, garçons auxiliares de limpeza, manobristas de carro, flanelinhas, entre vários outros foram beneficiados. 

Segundo o artista, a campanha foi abraçada pelas pessoas e, durante as entregas das doações, depararam com cenas difíceis de se presenciar. Xexéu recorda, por exemplo, ter visto músicos renomados, que poderiam tocar com qualquer músico nacional, tendo apenas água na geladeira.

“Teve uma casa na qual chegamos em que a esposa do artista estava improvisando um fogão e fazendo arroz na água. Pois não tinha gás e nem ingredientes. Tem sido uma campanha, que não é muito grande, não tem interesse político. Somos amigos e colegas fazedores de arte ajudando amigos e colegas fazedores de arte”, explica.

PARA AJUDAR

PEQUI COM SUS – Podem ser feitas doações em dinheiro (ou através do PIX 62991367225), doações de móveis, roupas, produtos de higiene. Para ajudar, basta entrar em contato no Instagram do projeto: @pequicomsus.

ADOTE A ARTE: Doações podem ser feitas diretamente no Clube da Caixa Economica APCEF (Av.T-1 esq. C T-8. Qd.53. Setor Bueno). Telefones: (62) 3933-0950 ou (62) 99720823.

Música tema da campanha Adote a Arte

https://drive.google.com/file/d/1CPMDjO1Zs1u5mmXLzIurOOpOh2XI2ykU/view?usp=drivesdk

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias