Home / Cidades

CIDADES

70ª edição da Festa de Santo Antônio em Hidrolândia: Tradição, Devoção e Celebrações em honra ao Padroeiro

Festa de Santo Antônio em Hidrolândia encerra com missa solene após 13 dias de celebrações, shows e tradições populares

Imagem ilustrativa da imagem 70ª edição da Festa de Santo Antônio em Hidrolândia: Tradição, Devoção e Celebrações em honra ao Padroeiro

A Paróquia Santo Antônio de Hidrolândia, encerra nesta terça-feira (13) a tradicional Festa de Santo Antônio, padroeiro da cidade, com missa solene de encerramento da Trezena. Em sua 70ª edição, a quermesse, neste ano, emendou as festividades com as celebrações de Corpus Christi, e pelo segundo ano consecutivo a programação social foi organizada pela prefeitura, que realizou shows abertos ao público.

A história da festa remete a 1895, quando Manoel Pereira Cardoso, devoto de Santo Antônio, fez as primeiras doações de terras para o então Arraial de Santo Antônio das Grimpas, que tinha esse nome devido à capela que ficava às margens do Ribeirão Grimpas. O padre diocesano José Quintiliano Leopoldo e Silva, que chegou à região em 1950, foi o responsável pela criação da paróquia em frente a Praça da Matriz. São 17 comunidades da Paróquia de Santo Antônio das Grimpas, sendo a maioria na zona rural e três na zona urbana: Santa Luzia, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora da Abadia.


		70ª edição da Festa de Santo Antônio em Hidrolândia: Tradição, Devoção e Celebrações em honra ao Padroeiro
Fernando Keller

Prefeito José Délio Junior esteve presente na ocasião.

Popular entre fiéis católicos, a trezena de Santo Antônio, é realizada durante 13 dias, quando os religiosos pedem proteção e bênçãos a Santo Antônio, considerado um dos santos mais populares da Igreja Católica, padroeiro dos pobres, santo de muitos milagres e, também, popularmente conhecido por ser padroeiro dos namorados. A prefeitura de Hidrolândia, como no ano passado, em parceria com a Paróquia Santo Antônio, no intuito de resgatar as tradições do município, promoveu a programação social da festa, que também comemora os 70 anos da Igreja Matriz do município.

Como não poderia faltar, teve o tradicional leilão, barracas com comidas típicas, alvorada e muita música com shows de cantores locais e de artistas de renome nacional. Um palco foi instalado na Praça da Matriz para a apresentação dos shows abertos ao público, sem cobrança de ingressos.


		70ª edição da Festa de Santo Antônio em Hidrolândia: Tradição, Devoção e Celebrações em honra ao Padroeiro
Fernando Keller

O prefeito de Hidrolândia, José Délio Júnior, ressaltou a importância de investir no lazer e entretenimento: “Nossa cidade vem sendo transformada, não só educação, saúde e infraestrutura, mas também no resgate de nossas tradições e cultura, por isso, depois de muitos anos, a Festa de Santo Antônio volta a receber um grande público, com direito a um festa bonita, organizada e gratuita”, declarou Zé Délio.

Projeto de Lei

Está em pauta na Câmara de Vereadores de Hidrolândia, um projeto propondo que a festa se torne patrimônio cultural de Hidrolândia. O deputado estadual Virmondes Cruvinel também apresentou Projeto de Lei na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, para que a festa se torne patrimônio cultural e imaterial do Estado.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias