A transformação digital e a sobrevivência empresarial durante a crise
Redação DM
Publicado em 2 de abril de 2020 às 10:35 | Atualizado há 5 anos
Fazer networking e adquirir conhecimento durante a quarentena se transformaram nos principais objetivos para os empreendedores. No momento em que vivemos é quase impossível não falar em crise e o LIDE Goiás diante da impossibilidade de realizar os encontros nos formatos tradicionais de palestras e mentoring, iniciou uma nova fase de atuação, levando seus palestrantes para as redes sociais. A novidade é que qualquer pessoa pode ter acesso aos conteúdos, não só os filiados ao LIDE
O especialista em turnaround Cidinaldo Boschini, participou na última terça-feira (31) de uma live, no Instagram do LIDE Goiás (@lidegoias), com o tema “Planejamento e sobrevivência empresarial na crise”. Em que apresentou o cenário atual para empresas a curto, médio e longo prazo com enfoque em Goiás.
Os principais desafios também foram abordados com algumas dicas para empreendedores como o escalonamento das dívidas, o aumento nos prazos para o pagamento de fornecedores, analisar títulos que não foram descontados e a folha de pagamento para alugueis parados como imóveis ou salas comerciais. “Empresários, lembrem-se que não existem reservas que não acabe, é preferível ter liquidez” destacou o especialista durante a conversa.
A maioria das empresas está em dias difíceis já que não podem funcionar na quarentena, mas para outras o momento é de crescimento. Um dos setores destacados foram os de tecnologia, com o aumento de lives e shows transmitidos online e os supermercados, que estão até contratando colaboradores. “Mas Goiás poderá sentir menos os efeitos dessa crise devido a pujança do agronegócio. Já as indústrias como montadoras de carro e construção civil vão enfrentar uma grave crise”, explicou Cidinaldo Boschini.
Para manter empresas ativas e com funcionários trabalhando, muitos empresários recorrem à Recuperação Judicial. Por isso, o especialista Cidinaldo Boschini explicou o que é, quais os tipos de empresa que podem solicitar e reforçou a importância da recuperação judicial para não falir. “Muitas empresas já estão sem créditos nos bancos e terão mais dificuldades. Nesse caso, o risco de falência é muito grande. A recuperação judicial é uma alternativa”, reforçou.
“A transformação digital nos proporciona fortalecer os vínculos e apresentar o LIDE aos empresários que buscam conexões. Esse é o momento de dar as mãos e sair da zona de conforto”, explicou o presidente do LIDE Futuro Goiás Lucas D’Alcântara, durante a live.
COVID-19
O especialista Cidinaldo Boschini orientou internautas sobre a retomada da economia e dos negócios após o covid-19, alertando para o cenário de desemprego, menor disponibilidade para o consumo e para a queda de consumo dos bens duráveis, no primeiro momento. “Será necessário paciência e resiliência, a economia retomará em aproximadamente dois anos. Se precisar reduzir a oferta, faça” finalizou o especialista.