Home / Cidades

CIDADES

Banda Tonico do Padre abre turnê na cidade de Goiás

Apresentação dedicada a músicas tradicionais regionais e nacionais será no dia 16 de setembro, no Teatro São Joaquim

Imagem ilustrativa da imagem Banda Tonico do Padre abre turnê na cidade de Goiás

Com regência do maestro Marcos Botelho e repertório dedicado a músicas tradicionais regionais e nacionais, a Banda Tonico do Padre estreia nova turnê no dia 16 de setembro, no Teatro São Joaquim, na cidade de Goiás. A apresentação será a partir das 20 horas e tem entrada gratuita. O projeto é aprovado pela Lei Goyazes e a produção é de Fernanda Botelho.

A banda é formada por professores da UFG, IFG e músicos da Orquestra Filarmônica de Goiás e da Sinfônica de Goiânia. Além do maestro, integram o grupo Sara Lima (flauta), Jonhson Machado, Pedro Alliprandini e Niger Ortega (clarinetas), Wanderson Nascimento (sax Tenor), Marcos Lincoln (sax alto), Anderson Pego (trombone/bombardino), Felipe Sobral e Pedro Henrique (trombones), Alessandro da Costa e Tonico Cardoso (trompetes), Igor Yuri (trompa), Thiago Aguiar (tuba) e João Casimiro (baterista).

Depois da cidade de Goiás, a Banda Tonico do Padre se apresenta em Goiânia, no dia 19 de outubro, às 20 horas, no Centro Cultural UFG. O terceiro concerto será no espaço Catavento Companhia Circense, também na capital, em 16 de dezembro, às 19 horas. As entradas são gratuitas.

Uma parte do programa dos concertos é dedicada aos compositores goianos, como Tonico do Padre, Antônio Augusto da Silva, além de canções clássicas como Noite Goianas e Rio Vermelho, da Cidade de Goiás. A outra é composta por nomes nacionais, como José Ursicino da Silva, o Mestre Duda, Anacleto de Medeiros e Joaquim Naegle. No geral, o grupo busca sonoridade de bandas antigas de coreto, principalmente da virada do século 19 ao 20.

O nome da banda presta homenagem ao compositor Antonio da Costa Nascimento, conhecido como Tonico do Padre, que viveu em Pirenópolis entre os anos de 1837 e 1903. Ele escreveu grande número de missas e outras peças sacras, além de Quadrilhas de Danças e outras tantas músicas profanas.

Já o maestro Marcos Botelho possui graduação em Música-Trombone (2003) e mestrado em Música pela UFRJ (2006), além de ser doutor em música pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professor de trombone e música de câmara na UFG, onde também é coordenador do Laboratório BandaLab e do grupo Trombones Goianos, formado pelos seus alunos. Desenvolve pesquisa sobre as bandas de músicas e o ensino de trombone no Brasil. Tem significativa atuação como camerista, sempre destacando o repertório brasileiro.

SERVIÇO

Concerto: Banda Tonico do Padre

Estreia: 16 de setembro

Local: Teatro São Joaquim, na cidade de Goiás

Horário: 20 horas

Entrada gratuita

Mais informações: @musicagoias

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias