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Goiânia exporta tendências em Hospitalidade e Quiet Luxury: experiências autênticas que fogem da ostentação e privilegiam conexões verdadeiras

Quiet Luxury: o novo luxo que valoriza experiências autênticas e relações humanas


		Goiânia exporta tendências em Hospitalidade e Quiet Luxury: experiências autênticas que fogem da ostentação e privilegiam conexões verdadeiras
JULIAN CAMPOS

No mundo atual, as práticas de hospitalidade estão ganhando destaque por sua capacidade de criar experiências significativas e fomentar um sentido de comunidade entre empresas e seus públicos. A noção de "quiet luxury" ou luxo silencioso também está emergindo em Goiânia, ainda que de forma lenta, focando em experiências sutis e autênticas que privilegiam a qualidade acima da ostentação.

O relações-públicas Carlos Martins, por meio do Grupo B2, um ecossistema de eventos e entretenimento, tem implementado essa visão em projetos em locais como Argentina, Portugal, França, e com planos futuros para a Itália e Inglaterra. A empresa goiana, em parceria com o Resid Club & Hotels, um membership club para amantes da hotelaria de luxo no Brasil e mundo, tem fomentado essas iniciativas, reunindo em seus eventos nomes como o Chef Alex Atala, que também é sócio do projeto.


		Goiânia exporta tendências em Hospitalidade e Quiet Luxury: experiências autênticas que fogem da ostentação e privilegiam conexões verdadeiras

Hospitalidade como Ferramenta de Transformação


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JULIAN CAMPOS

Adotar práticas de hospitalidade focadas em acolher e criar experiências memoráveis é uma estratégia que pode aumentar significativamente a retenção de clientes e seu engajamento. Um estudo da Harvard Business Review sugere que empresas que oferecem uma experiência excepcional aos clientes podem aumentar sua receita em até 20%.

O relações-públicas Carlos Martins reforça: “precisamos sair da esfera de que a hostilidade está apenas no luxo e sob a lógica de hotéis. Na verdade, a hospitalidade e seus conceitos podem ser aplicados na forma como recebemos um cliente em uma recepção de uma empresa; na forma como criamos ações para colaboradores; no gift que você irá entregar ao final do ano para seus parceiros. Hostilidade somada à gentileza autêntica gera resultados duradouros”.

Quiet Luxury: uma abordagem sutil e elegante

O conceito de luxo tem evoluído para algo mais refinado, onde a ênfase está em experiências personalizadas e momentos de conexão genuína, em vez de meramente demonstrar opulência. Isso implica em curadoria e atenção cuidadosa aos detalhes que são verdadeiramente apreciados pelo público.

Carlos Martins reforça que, “Neste fluxo, as mesas de confraria, por exemplo, superam o preço do próprio vinho de forma isolada e, hoje, estimulam as histórias de cada rótulo e grupos de convidados que queiram aprender e que se interessem por compartilhar seus repertórios culturais uns com os outros. O preço das coisas não pode ser maior do que as pessoas: esse é o novo luxo.”

Dicas Práticas para Incorporar Hospitalidade

Para implementar essas tendências em suas práticas diárias, considere os seguintes passos:

  1. Treinamento de Linguagem e Atendimento: Treine sua equipe para usar frases acolhedoras e personalizadas ao atender cada cliente. Em uma clínica, como as pessoas são atendidas? Que frase é dita para gerar que tipo de efeito? Em um evento, por exemplo, como você instruiu um manobrista para que ele cumprimente cada convidado reforçando a sua marca, o seu conceito, o seu posicionamento?
  2. Curadoria de Música Ambiente: Pense na playlist que irá enriquecer a experiência do seu cliente assim que ele entra no seu espaço. Música adequada pode transformar o ambiente e prepará-lo para o que vem a seguir.
  3. Criação de Gifts Significativos: Ofereça brindes ou pequenas lembranças que realmente façam sentido para o seu público e sua marca. Isso pode ser algo que eles possam usar ou lembrar do serviço que receberam, reforçando a conexão.
  4. Personalização de Experiências: Utilize informações dos seus clientes para personalizar interações. Conhecer as preferências de um cliente pode ajudar a criar uma oferta personalizada que ressoe em um nível mais pessoal.

Ao implementar essas práticas, empresas no setor de hospitalidade podem não apenas melhorar suas relações com os clientes, mas também criar um ambiente onde a hospitalidade e o luxo trabalham juntos para oferecer experiências memoráveis e autênticas.

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