Home / Cidades

CIDADES

Homem comete suicídio após cair no 'golpe do nude' e perder mais de R$ 20 mil

O homem de Aparecida de Goiânia cometeu suicídio após sofrer ameaças e ter um alto prejuízo financeiro

Foto: FreePik Foto: FreePik

Um homem não identificado, vítima do 'golpe do nude', cometeu suicídio após ser sofrer ameaças, além de ter um prejuízo financeiro de mais de R$ 20 mil. O caso ocorreu em Aparecida de Goiânia e só foi divulgado nesta quarta-feira (27).

A Operação Delta Fake, realizada em Pelotas, no Rio grande do Sul, com apoio operacional das Polícias Civis do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, cumpriram dois mandados de busca e apreensões referentes ao caso da vítima.

Como funciona o 'Golpe do Nude'

O "golpe do nude" não é uma técnica legítima, mas sim uma forma de fraude ou extorsão online que envolve o envio de fotos íntimas (nudes) de uma pessoa para terceiros, geralmente com o objetivo de chantagear a vítima. O processo geralmente funciona da seguinte maneira:

Obtendo fotos íntimas: O golpista obtém fotos íntimas da vítima, em geral, em um relacionamento amoroso virtual 'falso'; já que os autores participam de uma engenharia social com mulheres para captar homens, quase sempre, com estabilidade financeira.

Ameaça: Uma vez em posse das fotos, o golpista ameaça a vítima, geralmente dizendo que divulgará as imagens para amigos, familiares, colegas de trabalho ou online, a menos que a vítima concorde em pagar dinheiro ou fazer outras exigências do golpista. Muitas vezes, outras pessoas por trás do golpe, alegam que a mulher usada para o relacionamento virtual se trata de uma menor de idade.

Chantagem: O golpista tenta extorquir dinheiro ou outros recursos da vítima em troca da não divulgação das fotos íntimas. Isso pode envolver o envio de ameaças, suposta denúncia às autoridades, mensagens de chantagem e a criação de uma atmosfera de medo e ansiedade para a vítima.

Consequências: Se a vítima não ceder às demandas do golpista, este pode realmente divulgar as fotos íntimas, o que pode causar constrangimento, danos à reputação e problemas emocionais graves para a vítima.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias