Inédito no Centro-Oeste: construtora goiana desenvolve complexo de geração de energia solar que atende obras, stands, escritório e central de venda
Redação DM
Publicado em 5 de junho de 2023 às 14:25 | Atualizado há 2 anos
A City Soluções Urbanas e O.M Incorporadora celebram mais um Dia Mundial do Meio Ambiente no próximo dia 5 de junho. Entre ações voltadas para a sustentabilidade, as empresas ressaltam um complexo de geração fotovoltaica A.G.E 01 em Itapaci (Goiás), localizado a cerca de 222,9 km de Goiânia.
O projeto, inédito no centro-oeste na construção civil, atende obras, stands, escritórios e central de venda das empresas, injetando cerca de 850 mil kw horas/mês na rede energética do Estado. São usinas de geração de energia renovável, que fazem parte de uma parceria entre as companhias Smart Green e A.G.E Solar Solutions e cinco empresas sediadas no Estado.
Dados da energia limpa
Em apenas uma das usinas – mensalmente – são: 460 unidades de árvores salvas; 168 toneladas de carvão não utilizados e, por fim, 65 toneladas a menos de emissão de gás carbônico (CO²).
A City Soluções Urbanas e O.M Incorporadora, do segmento de construção civil, possuem 2.408 placas instaladas em um terreno de 15.500 m².
“Nossa usina deve produzir cerca de 150 mil reais em energia mensal. Isso varia um pouco. Investimos mais de R$ 7 milhões de reais nesse projeto para termos todas as nossas obras, stands, central de decorados e escritório 100% com energia solar”, detalha o diretor da City Soluções Urbanas, Vitor Tomé.
Vitor ainda explica que outros desafios e práticas sustentáveis são aplicadas em todos os projeto da City Soluções Urbanas. “Utilizamos e reutilizamos materiais de obras, estruturas usadas, vidros, em stands de vendas e central, reaproveitamos o que temos de materiais, aplicação de reuso de água em nossas entregas e outras ações sustentáveis”, comenta o diretor.
Além das construtoras, Sicoob (Secovicred), Della, Clínica São Marcelo e Hosputal Clínica do Esporte possuem plantas instaladas no complexo.
Comparativo
As cinco usinas do complexo de geração tem uma somatória de 850 mil kilowatts horas/mês produzidas, que atenderiam – em comparativo – cerca de 900 a mil casas de alto padrão mensal, explica o Diretor Comercial da Smart Green e A.G.E Solar Solutions, Élio Delollo.
O diretor ainda comenta sobre a adoção de práticas verdes e limpas em segmentos diversos da indústria. “As empresas estão olhando para o fato da sustentabilidade com uma visão muito mais a longo prazo, principalmente privilegiando a utilização de meios de produção mais sustentáveis. Produtos, matérias-primas e insumos que agridam menos o meio ambiente, sendo uma tendência em todo o mercado, cabendo dentro da precificação do produto. Assim, o cliente em um curto espaço vai entender a importância de ter o consumo dele atrelado a produtos de maior sustentabilidade”.