Home / Cidades

CIDADES

Prefeitos goianos solicitam ajuda estadual e federal para débitos e programas municipais, após redução de ICMS

Redução de auxílio gera pedidos de socorro de prefeitos ao governo estadual

Foto: Divulgação/ASN Foto: Divulgação/ASN

Prefeitos de municípios goianos se reuniram em uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Goiás, nesta quarta-feira, 13, em um protesto liderado pela Associação Goiana dos Municípios (AGM) e pela Federação Goiana dos Municípios (FGM), com o apoio do governador Ronaldo Caiado.

O principal pedido dos prefeitos é uma ajuda do governo estadual diante do desequilíbrio entre as despesas e as receitas municipais.

Eles afirmam que a redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), implementada pelo governo federal no ano passado impactou negativamente a arrecadação das cidades desde setembro, levando muitos municípios a enfrentarem dificuldades financeiras.

O presidente da AGM, Carlão da Fox (PSD), fez um apelo ao governador Caiado por ajuda urgente aos municípios, reconhecendo o esforço anterior do governo em cumprir acordos, mas enfatizando a necessidade de um auxílio especial no final deste ano.

Haroldo Naves (MDB), prefeito de Campos Verdes e presidente da FGM, também destacou que programas federais, como o Programa de Saúde da Família (PSF), não acompanham a realidade financeira dos municípios, o que tem criado dificuldades para pagar as equipes.

Além disso, ele ressaltou os débitos do governo federal com os municípios goianos, e pediu por uma ajuda para cobrir as perdas e atualizar os programas federais.

O protesto dos prefeitos representa a preocupação com as finanças municipais e a busca por soluções para enfrentar os desafios econômicos atuais.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias