Home / Cidades

CIDADES

Prefeitura lança segunda etapa do “Cidade Segura”

Programa já passou por seis bairros de Goiânia e retirou 73 toneladas de fios inativos. Integração com o programa Centraliza visa requalificar a região

Programa da Prefeitura tem como objetivo regularizar e identificar os fios, retirar a fiação excedente ou morta da cidade Programa da Prefeitura tem como objetivo regularizar e identificar os fios, retirar a fiação excedente ou morta da cidade

A Prefeitura de Goiânia lançou a segunda etapa do Programa Cidade Segura, desta vez na Região Central, na manhã de quarta-feira, 6. A iniciativa é vinculada ao Centraliza e visa atender reivindicação de para a limpeza visual da região, valorizando as fachadas com as retiradas de fios mortos, excedentes e em desuso dos postes do bairro.

“Nós queremos trazer vida de volta para o Centro. Nós temos incentivos fiscais para quem vem morar no Centro, para abrir uma loja”, disse o prefeito Rogério Cruz.

O programa Cidade Segura tem por objetivo regularizar e identificar os fios, retirar a fiação excedente ou morta e cumprir a Resolução Conjunta nº 004/14 Aneel/Anatel, Art. 8º e da Resolução Normativa nº 797/17, Aneel, Art. 12º., que tratam sobre o tema. A atividade culmina diretamente na segurança da população goianiense e contribui com a estética urbana e cuidado com o meio-ambiente.

O Programa Cidade Segura é fruto da parceria entre Prefeitura de Goiânia, Ministério Público de Goiás, empresas de telecomunicações e conta com o apoio da Equatorial. A previsão de conclusão do Setor Central é de até dois meses.

O secretário de Governo (Segov), Jovair Arantes, explica que o trabalho na região Central será realizado em etapas, iniciando pela Rua 55, seguindo para o antigo Bairro Popular e depois para a Avenida Paranaíba até concluir todo o Centro.

Segunda etapa

O Centro é a segunda etapa do Programa do Cidade Segura. Em dezembro os trabalhos foram iniciados na região, mas, devido ao período de compras de Natal e fim de ano, a frente de serviço foi direcionada para o Setor Sul, onde foram retiradas 20 toneladas de fios excedentes dos postes do bairro. Já o projeto piloto foi realizado nos setores Jardim Europa, Jardim Planalto, Vila União e Vila Mutirão I e II, retirando 53 toneladas de fiação. Dessa forma, a ação já recolheu 73 toneladas de fiação morta.

Moradores dão contribuições para “Centraliza”

Moradores do Centro de Goiânia foram ao auditório do Sesc, localizado na Rua 19, no Centro da Capital, na noite de terça-feira, 5, para dar contribuições ao programa Centraliza. A audiência pública foi promovida pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal, o vereador Henrique Alves, e pela relatora do Projeto de Lei, a vereadora Sabrina Garcez. O Centraliza foi idealizado pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), e tem como principal objetivo promover a requalificação da região, com ações voltadas para as áreas de segurança pública, infraestrutura, mobilidade, bem-estar, lazer e convivência, além incentivos fiscais.

Na ocasião, foram apresentados a estrutura do projeto, eixos temáticos e ações previstas. Também foi ressaltado como a participação popular é importante para que o Centraliza se torne realidade.

Os moradores da região contribuíram com sugestões para suas demandas mais latentes. Empresário do grupo Novo Mundo, que possui negócios na região, Carlos Luciano esteve presente na audiência. “Esse projeto é muito valioso, pois vem para resgatar, restabelecer a vida no Centro. A gente só precisa tirar do papel, fazer com que seja cumprido”, questionou, ao passo que a vereadora Sabrina Garcez, relatora do Projeto, explicou que “o diferencial do Centraliza é que ele depende muito mais do indivíduo, da coletividade, do que do Poder Público por si só. É um Projeto de Lei que está para ser aprovado”.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias