Rio de Janeiro registra sensação térmica de 58,5º
Redação DM
Publicado em 15 de novembro de 2023 às 12:29 | Atualizado há 3 anos
A onda de calor predomina fortemente no Brasil e, na terça-feira, 14, a sensação térmica no Rio de Janeiro chegou à máxima de 58,5 graus, em Guaratiba, na parte Oeste da capital fluminense.
Essa alta temperatura foi registrada por volta de 9h15, se constituindo na maior desde 2014, ano em que o sistema Alerta Rio começou a fazer e divulgar a medição. As informações são agência noticiosa Reuters e de outros meios de comunicação.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia emitido alertas vermelhos para grande parte do País (englobando cerca de três mil cidades e vilas), antecedendo que as temperaturas podem estar cinco graus Celsius acima da média por mais de cinco dias, motivo para colocar a saúde em risco, principalmente de crianças e idosos, que se veem com sufocamentos mais intenso. Alertou também que a temperatura média no Brasil ficou acima da média histórica do período julho-outubro.
Onda vai continuar
Com o Hemisfério Sul atingido por essa onda de calor, para a quarta-feira 15, de feriado da Proclamação da República, a previsão é de tempo com influência contendo áreas de instabilidade em médios níveis da atmosfera, reforçadas pelo calor. Ao longo da semana, as temperaturas permanecerão elevadas, com máximas em torno de 40 graus.
No Brasil, os alertas de onda de calor se tornaram rotina (inclusive com o Rio apresentando outro recorde recente), se estendem e ganham projeções frequentes.