Romaria do Divino Pai Eterno chega ao fim com multidão em Trindade, missa solene, procissão e presença de autoridades
Redação Online
Publicado em 6 de julho de 2025 às 10:18 | Atualizado há 3 horas
Trindade encerra a Romaria do Divino Pai Eterno neste domingo (06/07), maior celebração religiosa do Centro-Oeste e uma das maiores do mundo. Milhares de peregrinos participam da missa solene desde as 8h, no altar campal da Praça do Santuário Basílica. A cerimônia é presidida pelo reitor do Santuário, padre Marco Aurélio Martins, e reúne o governador Ronaldo Caiado, a primeira-dama Gracinha Caiado, prefeito Marden Júnior, deputado Cristiano Galindo e outras autoridades estaduais, federais e do Judiciário.
Nesta edição, os devotos celebram os 185 anos de fé ao som do sino Vox Patris, trazido da Polônia. O reitor destaca a importância histórica da romaria e afirma que o sino será instalado na Nova Casa do Pai. O gesto simboliza a união dos fiéis e a continuidade da construção do Santuário, marco da fé goiana.

Missa de encerramento
No fim da tarde, às 17h30, a Procissão Luminosa parte da Igreja Matriz em direção à Praça do Santuário Basílica, onde acontece a Missa de Encerramento e a tradicional queima de fogos. O Arcebispo de Goiânia, Dom João Justino, preside a celebração, encerrando com o toque final do sino Vox Patris, às 18h.
A devoção ao Divino Pai Eterno começou em 1840, quando o casal Constantino Xavier e Ana Rosa encontrou um medalhão de barro com a imagem da Santíssima Trindade. O fato originou a tradição que, até hoje, atrai milhões de peregrinos a Trindade, cidade reconhecida como Capital da Fé de Goiás.
Fotos: Reprodução/@prefeituradetrindadeoficial