Cidades

Romaria do Divino Pai Eterno chega ao fim com multidão em Trindade, missa solene, procissão e presença de autoridades

Redação Online

Publicado em 6 de julho de 2025 às 10:18 | Atualizado há 3 horas

Nesta edição, os devotos celebram os 185 anos de fé ao som do sino Vox Patris, trazido da Polônia
Nesta edição, os devotos celebram os 185 anos de fé ao som do sino Vox Patris, trazido da Polônia

Trindade encerra a Romaria do Divino Pai Eterno neste domingo (06/07), maior celebração religiosa do Centro-Oeste e uma das maiores do mundo. Milhares de peregrinos participam da missa solene desde as 8h, no altar campal da Praça do Santuário Basílica. A cerimônia é presidida pelo reitor do Santuário, padre Marco Aurélio Martins, e reúne o governador Ronaldo Caiado, a primeira-dama Gracinha Caiado, prefeito Marden Júnior, deputado Cristiano Galindo e outras autoridades estaduais, federais e do Judiciário.

Nesta edição, os devotos celebram os 185 anos de fé ao som do sino Vox Patris, trazido da Polônia. O reitor destaca a importância histórica da romaria e afirma que o sino será instalado na Nova Casa do Pai. O gesto simboliza a união dos fiéis e a continuidade da construção do Santuário, marco da fé goiana.



Missa de encerramento
No fim da tarde, às 17h30, a Procissão Luminosa parte da Igreja Matriz em direção à Praça do Santuário Basílica, onde acontece a Missa de Encerramento e a tradicional queima de fogos. O Arcebispo de Goiânia, Dom João Justino, preside a celebração, encerrando com o toque final do sino Vox Patris, às 18h.

A devoção ao Divino Pai Eterno começou em 1840, quando o casal Constantino Xavier e Ana Rosa encontrou um medalhão de barro com a imagem da Santíssima Trindade. O fato originou a tradição que, até hoje, atrai milhões de peregrinos a Trindade, cidade reconhecida como Capital da Fé de Goiás.

Fotos: Reprodução/@prefeituradetrindadeoficial

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias