Home / Cidades

Cidades

Romário Policarpo comenta serem normais questionamentos sobre contratos

Vereadores do bloco Vanguarda levantam suspeitas e presidente do Legislativo goianiense esclarece

Romário Policarpo esclarece fatos e comenta que os colegas têm direito de questionar – Imagem: Comunicação/Câmara Romário Policarpo esclarece fatos e comenta que os colegas têm direito de questionar – Imagem: Comunicação/Câmara

Diante de recentes discursos durante sessões e conversas ocorridas nos bastidores da sede da Câmara Municipal de Goiânia, o presidente Romário Policarpo (Patriota) não hesitou em rebater questionamentos e críticas oriundas da parte de vereadores reclamando da condução dos trabalhos.

Em discurso no plenário nesta semana, o vereador Lukas Kitão (PSD), pertencente ao bloco criado em novembro de 2022 e coordenado por Igor Franco (Solidariedade), levantou suspeitas de supostas irregularidades em contratos firmados pela atual presidência, envolvendo reforma de auditório; locação de veículos; e, UTI Móvel, com serviço de pronto socorro móvel de urgências e emergências pré-hospitalares na modalidade área protegida. Vanguardistas também pediram a realização do pleito interno para eleger o novo primeiro vice-presidente da mesa diretora, cargo vago desde fevereiro, com a saída de Clécio Alves (Republicanos), que se tornou deputado estadual.

Kitão sugeriu “uma reflexão” sobre as questões, orientando que “houvesse correção de rota” e apresentou requerimento solicitando todos os pagamentos efetuados pelo órgão nos últimos cinco anos. Policarpo salientou que todos os pedidos legais serão atendidos. Igor Franco comentou que as denúncias serão encaminhadas ao Ministério Público (MPGO) e ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

Sem preocupação

O presidente se porta com serenidade e relembrou estar sempre aberto ao diálogo. Informando que 100% dos contratos foram licitados, tiveram pareceres aprovados pelas assessorias responsáveis e remetidos para o TCM, manifestou: “Todos estão disponíveis no Portal da Transparência e estão devidamente justificados”.

Ponderando como “normal” cada questionamento, opinou: os colegas têm direito e devem, sim, pedir explicações sobre o que considerarem que possa estar equivocado.

Em nota, Policarpo assinalou: ‘Todas as contratações realizadas pela Câmara Municipal de Goiânia estão disponíveis para consulta pública, em seu inteiro teor, no Portal da Transparência da Casa. A execução desses contratos pode ser acompanhada, em tempo real, pelo Sistema Unificado de Administração Pública do Poder Legislativo (Suap)’.

Auditório: a Câmara comunicou que o contrato foi assinado com valor de 23% abaixo do estimado pela área técnica do Parlamento, que o pagamento é feito à medida que os serviços são prestados e que a empresa responsável pela obra solicitou aditivo de prazo até dezembro para entrega da reforma.

Sobre locação de veículos para uso de todos os vereadores; e, o serviço de saúde, a Câmara esclarece que os contratos também não apresentam irregularidades.

Mesa

Policarpo, que ocupa o terceiro mandato como presidente da Casa de Leis, manifestou que em relação à realização da eleição para o cargo da mesa, a decisão será praticada em momento oportuno, sob diálogo com os edis. “É uma decisão de cunho pessoal do presidente que eu tomarei. Não serei pautado pelos outros”, frisou em entrevista coletiva, complementando: “Assim como possuem o direito de cobrar, eu tenho de decidir. Não existe apenas o bloco. Preciso ouvir o que a maioria dos vereadores deseja. Quando se sentirem confortáveis, a eleição será feita”.

De acordo com o regimento interno da Câmara, a eleição deveria ser convocada até 15 dias após a vacância do cargo.

Executivo

Segundo Igor, o presidente motiva crises entre o Legislativo e a gestão Rogério Cruz (Republicanos), visando obter vantagens da situação, afirmação com a qual Policarpo discorda veementemente.

Desde o início do mandato 2021-2024, o prefeito de Goiânia empreende alterações no secretariado municipal e parte dos cargos é, igual sempre foi, ocupada por indicados de diferentes vereadores.

Há meses, o titular do Paço Municipal é apoiado pelo Grupo de Apoio ao Prefeito (GAP), liderado pelo consultor de marketing político Jorcelino Braga, que visa elevar a popularidade de Rogério de 20% em junho para 50% até o mês de julho de 2024, tendo em vista as eleições, com o prefeito acenando querer se candidatar.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias