São Paulo se prepara para frio intenso nesta semana
Redação DM
Publicado em 10 de junho de 2025 às 07:37 | Atualizado há 20 horas
Com a chegada de uma onda de frio, a cidade de São Paulo se prepara para enfrentar temperaturas extremamente baixas nos próximos dias. A Defesa Civil do estado emitiu um alerta que prevê mínimas de até 2°C na Serra da Mantiqueira, com riscos de geadas, e temperaturas que podem impactar a população vulnerável.
Preparativos para o frio
As regiões do Vale do Ribeira e Vale do Paraíba não ficarão imunes, com mínimas chegando a 8°C. Já na Grande São Paulo e cidades como Bauru e Araraquara, as temperaturas devem oscilar entre 9°C e 11°C. Esse cenário exige cuidados especiais, principalmente para as pessoas em situação de rua e os mais vulneráveis.
Acolhimento emergencial
Em resposta ao quadro, a Prefeitura de São Paulo ativará o Abrigo Solidário a partir de terça-feira (10), oferecendo acolhimento às pessoas em situação de rua durante as noites. Além disso, uma operação de distribuição de alimentos e bebidas quentes ocorrerá em várias regiões da cidade, com tendas de acolhimento funcionando das 18h à 0h.
A Defesa Civil também alertou sobre os riscos associados ao aquecimento improvisado, que pode levar a intoxicações. As recomendações incluem cuidados redobrados com idosos e crianças, além da necessidade de acolher animais abandonados em épocas de frio extremo.
As temperaturas mais baixas já foram registradas em Campos do Jordão e São Luís do Paraitinga, que servem como um indicativo do que a população pode esperar nos próximos dias. Este alerta é um chamado à ação para que todos contribuam com a segurança e bem-estar uns dos outros.