
Chegou o grande dia para alunos que desejam entrar em uma faculdade. É neste domingo (5), o primeiro dia das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos vão fazer as questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e redação.
A ansiedade em colocar em prática os anos de entrega e dedicação, o enigma do tema da redação e o medo de não conseguir terminar as provas a tempo, são alguns dos fantasmas que assombram os alunos nessas duas semanas de testes.
O DM conversou com professores, com intuito de ajudar os alunos a traçarem a melhor estratégia para passar por essa semana de provas e espera com foco e saúde mental em dias.
Antes de qualquer coisa, nesta reta final, além de estar com os estudos em dia, é o momento de ficar atento aos aspectos práticos para a realização do exame, como a documentação necessária e o que pode ou não levar para o local das provas.
Além do dia 5, as provas acontecerão ainda no dia 12 de novembro. Nos dois dias, a abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h, pelo horário de Brasília. O início da prova está marcado para as 13h30 nos dois dias de prova, mas o horário de término é diferente: no dia 5 de novembro, as provas terminam às 19h e no dia 12 de novembro, às 18h30.
O que levar e não levar
A prova é precisa ser realizada com uma caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. É necessário ainda apresentar documento de identificação válido, físico ou digital.
Entre os documentos de identificação válidos estão: cédulas de Identidade, identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, Carteira de Registro Nacional Migratório, documento provisório de Registro Nacional Migratório, identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que, por lei, tenham validade como documento de identidade, passaporte e Carteira Nacional de Habilitação.
Neste ano, o Inep também incluiu os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação Digital e RG Digital como documentos válidos para identificação do participante no dia da aplicação do exame, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Capturas de telas não serão aceitas.
Em relação ao que não levar, antes de entrar na sala, os alunos recebem um envelope porta-objetos para guardar todos os itens proibidos, que deve ser mantido embaixo da carteira, com os aparelhos eletrônicos desligados.
O tempo
O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões em cada área do conhecimento. E neste primeiro dia de provas ainda é preciso fazer uma redação de no máximo 30 linhas, com estrutura dissertativo-argumentativa, desenvolvida a partir de uma situação-problema.
Dar tempo de fazer a prova completa é uma das maiores preocupações dos estudantes. Afinal, neste primeiro domingo, os participantes têm 5h30 para responder 45, além de elaborar a temida redação.
Uma das estratégias para controlar o tempo é fazer uma primeira leitura completa da prova e resolver as questões mais fáceis. Os enunciados das questões objetivas, podem servir de inspiração para o aluno na redação.
Depois, da leitura, se recomenda preparar o projeto do texto, escrever o rascunho e revisá-lo, para, em seguida, retomar às questões mais complexas do teste. Após a prova toda feita é hora de passar a redação a limpo e transferir as respostas para o gabarito, sempre atento ao tempo.
De acordo com o professor de redação do ensino médio e de cursos preparatórios para o Enem, Hércules Souto, a melhor forma de realizar a prova de redação a tempo é aprendendo a sua estrutura correta, para fazer um bom planejamento textual e executá-lo de maneira estratégica.
“A redação do Enem é muito mais sobre estrutura e organização textual do que sobre tema e opinião”, explica o professor.
Segundo dia
Quanto ao segundo dia de provas, dia 20 de novembro: são 5h para responder 90 questões, metade de matemática e o restante de ciências da natureza. Tendo em vista o tempo e a quantidade maior de questões, a matemática é uma das matérias consideradas mais difíceis do Enem.
Pois, até os chutes devem ser calculados, já que a metodologia de correção do Enem, a chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI), analisa o padrão de respostas do aluno. Assim, se o estudante acertar questões difíceis e errar as fáceis, o candidato pode ser prejudicado. Logo, a orientação de muitos professores da disciplina é responder primeiro as questões mais fáceis.
“O importante é tentar identificar as questões fáceis, que são aquelas que você bate o olho e consegue fazer. Mesmo porque o aluno tem mais ou menos três minutos e 30 segundos ,para cada questão , ele não pode perder muito tempo na questão. E vale lembrar que o aluno precisa pelo menos ter uma noção do que está fazendo. Ou seja, até pra chutar a questão, o aluno tem que saber o básico” aconselha o professor de matemática José Francisco.
Estudar conteúdos difíceis na véspera pode gerar ansiedade, diz psicóloga
Relaxar, dormir bem e ter alimentação leve podem ajudar o candidato e ter melhor rendimento. Foto: Sem crédito
Para controlar a tensão e ansiedade nesses dias de prova, a psicóloga Jéssika Rodrigues, aconselha que agora não é mais o momento de estudar e, sim, de cuidar do emocional como uma forma de aumentar a atenção nas provas.
“Nessa etapa o conteúdo já foi ou deveria ter sido estudado. Não é aconselhável, principalmente nas últimas 48 horas antes da prova, correr atrás do tempo perdido. Vejo alunos que pegam o conteúdo que acha mais complicado para estudar nesses ultimos dias, nao consegue assimilar e vem a crise de ansiedade, os pensamentos negativos, sendo que em alguns casos ele sabe muito, só não domina tal conteúdo”, argumenta.
Por isso, para a psicóloga o melhor a fazer, na reta final, é se desligar dos estudos, e se envolver em atividades leves e prazerosas, como assistir filmes e séries (leves), praticar exercícios, como uma caminhada ou dar volta de bicicleta, ficar com a família ou ler livros.
“É um tempo para dormir cedo e descansar. Tem alunos que nos últimos três meses para o Enem intensificam estudos, então neste final de ano estão exaustos, com dores musculares e muito sono atrasado”, diz, ressaltando que baladas não são indicadas nesse período.
O descanso, de acordo com Jéssika, ajuda a aumentar a atenção, o foco, além de diminuir a tensão para as provas. E, outro conselho que ela dá, para quem faz terapia, é agendar consultas próximas às provas. “O aluno também tem que ter em mente que, se não der certo, não é o fim do mundo, a gente aprende com os erros, recomeça e segue em frente”, explica.
BOX:
Veja os horários de aplicação da prova
12h: Abertura dos portões: 12h
13h: Fechamento dos portões: 13h
13h30: Início das provas: 13h30
19h: Término das provas no 1º dia:
18h30: Término das provas no 2º dia: 18h30
O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.