Home / Ciência

CIÊNCIA

Segundo “Relógio do Juízo Final”, faltam 2 minutos para o apocalipse

O ponteiro do “Relógio do Juízo Final” foi ajustado para 23h58 pelo Comitê do Boletim de Cientistas Atômicos (CBCA), um grupo de cientistas dos Estados Unidos. O gesto foi para mostrar que pode acontecer a destruição total da humanidade.

O anúncio foi feito pela diretora do CBCA, Rachel Bronson, nesta quinta-feira (25/01), em Washington. Esse grupo é formado por líderes e cientistas que estudam os perigos das ameaças nucleares, das armas de destruição em massa, da mudança climática e das armas biológicas.

O mesmo Comitê criou o “Relógio do Juízo Final” em 1947. Esse símbolo apocalíptico nasceu no contexto da corrida nucelar que se materializou em agosto de 1945 com as bombas lançadas pelos EUA sobre as cidades Hiroshima e Nagasaki, no Japão.

Normalmente os ponteiros do relógio eram ajustados em minutos completos, mas em 2017 após Trump ser eleito presidente dos Estados Unidos, o relógio foi acertado em 30 segundos, marcando então dois minutos e meio para meia-noite.

Segundo o comitê, o final do mundo está cada vez mais perto por causa do fracasso de Donald Trump e outros líderes mundiais em alcançar um acordo sobre temas cruciais como a mudança climática e a proliferação nuclear.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias