Home / Ciência

CIÊNCIA

Stephen Hawking, físico britânico, morre aos 76 anos

O físico e pesquisador britânico Stephen Hawking, de 76 anos, morreu nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (14/03) em sua casa em Cambridge, no Reino Unido. O falecimento foi comunicado pela família à imprensa.

"Estamos profundamente tristes pelo fato de o nosso amado pai ter morrido hoje", declarou seus filhos Lucy, Robert e Tim. Eles lembraram ainda que o pai foi "um cientista e um homem extraordinário, cujo trabalho e legado perdurarão por muitos anos".

Os filhos ainda finalizaram a carta dizendo que vão sentir saudades do pai: "Uma vez, ele disse: 'O Universo não seria grande coisa se não fosse o lar das pessoas que você ama.' Nós sentiremos sua falta para sempre". A causa da morte não foi divulgada.

O pesquisador se tornou um dos físicos mais conhecidos do mundo ao realizar um trabalho inovador que desvendou mistérios do universo, como os buracos negros e a relatividade.

Seu livro "Uma breve história do tempo" foi lançado em 1988 e se tornou um best-seller. O físico teve sua história contada em 2014 no filme "A teoria de tudo" que venceu um Oscar.

Hawking também ficou conhecido por ter superado as dificuldades da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). A doença degenerativa fez com que ele passasse a mover apenas um dedo e os olhos voluntariamente. Após ser diagnosticado com ELA, aos 21 anos, os médicos afirmaram que o cientista teria apenas mais dois anos de vida.

(Foto: reprodução apela.pt)

Com informações de Agências

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias