Home / Ciência

CIÊNCIA

Alunos vencedores de torneio de robótica nos EUA são recebidos pelo Presidente da Fieg

Os alunos do Sesi Goiás vencedores do Torneio Aberto de West Virginia, realizado de 12 a 14 de julho, nos Estados Unidos, serão recebidos nesta segunda-feira (5), pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, Sandro Mabel, na Casa da Indústria. A equipe Gametech Canãa, composta por sete estudantes do Sesi Canaã, superou 70 equipes de 12 países. Na ocasião, os estudantes serão homenageados e ganharão uma bolsa para estudar inglês.

O CHICLETE
O tema proposto pela organização do Torneio Aberto de Robótica para a temporada 2018/2019 foi Into Orbit (em órbita, em português), desafiando os estudantes a pesquisar sobre questões relacionadas a viver e viajar no espaço. As equipes tiveram de identificar e propor uma solução inovadora para um problema físico ou social enfrentado durante as viagens de exploração espacial.

Durante as pesquisas, os estudantes de Goiânia perceberam que, por conta da gravidade, os astronautas ficavam com as vias superiores congestionadas e não conseguiam sentir o sabor dos alimentos. Para aliviar o problema, são utilizados medicamentos para desobstruir as vias nasais. Porém, o hábito de usar continuamente esse tipo de remédio, além de viciar, pode causar problemas de saúde.

A solução criada foi o chiclete, que é uma goma feita com componentes da pimenta. Assim, basta o astronauta mascar o chiclete dez minutos antes de comer e ele conseguirá sentir o sabor do alimento. Por ter sabor apimentado, o produto foi batizado "Chiliclete", fazendo alusão ao Chili, prato típico do México - ensopado picante de carne, pimenta, tomate e feijão.

SERVIÇO
ASSUNTO: Alunos vencedores de torneio de robótica nos EUA são recebidos pelo Presidente da Fieg
DATA: 5 de agosto (segunda-feira)
HORA: 16h30
LOCAL: Casa da Indústria - 11º andar
Edifício Albano Franco - Av. Araguaia, 1544 - Leste Vila Nova

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias