Ciência

Médico afirma que uma estratégia simples pode aumentar o poder do cérebro

Segundo o estudo fazer exercícios regulares, também é bom para o cérebro.

diario da manha

Não é nenhum segredo que o exercício reduz o estresse e mantém o corpo saudável. Mas agora um estudo recente descobriu um benefício adicional em fazer exercícios regulares: também é bom para o cérebro.

Um grupo de pesquisadores da Western Sydney University na Austrália e da University of Manchester no Reino Unido explorou o impacto do exercício aeróbio em uma parte do cérebro chamada hipocampo, uma área responsável por como o cérebro processa e retém as memórias.

Os cientistas revisaram 14 ensaios clínicos que analisaram as varreduras cerebrais de 737 participantes antes e depois de regimes de exercícios aeróbicos. O grupo de participantes do ensaio era formado por adultos saudáveis, pessoas com Alzheimer e pessoas com diagnóstico de depressão e esquizofrenia. Eles variaram em idade de 24 a 76 anos

Eles analisaram os efeitos de uma variedade de programas de exercícios aeróbicos, incluindo ciclismo indoor, caminhada e corrida em esteira. A frequência do exercício era em média de 2 a 5 sessões semanais.

Olhando para os resultados desses testes, os pesquisadores descobriram que, embora o exercício não tenha afetado o volume total do hipocampo, ele levou a um aumento no tamanho da região esquerda do hipocampo em humanos. (A saúde do cérebro em humanos diminui 5 por cento a cada década depois que as pessoas atingem os 40 anos)

‘Quando você se exercita, produz uma substância química chamada fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF), que pode ajudar a prevenir o declínio relacionado à idade ao reduzir a deterioração do cérebro’, explicou Doutor Doc, médico empreendedor e CEO da Premium Life, empresa com foco em performance humana.

Os dados mostraram que, em vez de realmente aumentar o tamanho do hipocampo em si, os principais ‘benefícios cerebrais’ são devidos ao exercício aeróbico, que diminui a deterioração do tamanho do cérebro. Em outras palavras, o exercício pode ser visto como um programa de manutenção para o cérebro.


Comentários