Home / Ciência

CIÊNCIA

Artefatos são encontrado em sítio arqueológico de Goiás

Milhares de artefatos foram recolhidos em um sítio arqueológico em Montes Claros de Goiás , região oeste do estado, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPhan). Conforme o coordenador de campo da pesquisa e arqueólogo Matheus Araújo, a descoberta foi feita após uma solicitação da empresa Sapiens Arqueologia, onde ele trabalha para licenciamento ambiental em uma área de plantio de cana de açúcar.

Segundo o arqueólogo, é uma conquista encontrar sítio arqueológico com uma preservação tão grande nos dias de hoje. Para ele, não se trata apenas de uma conquista científica mas para o público em geral. O coordenador explica que o achado é muito significante para a ciência. Segundo Matheus, é muito difícil encontrar sítios arqueológicos nas condições deste de Montes Claros de Goiás, onde há quantidade grande de vestígios, grupos distintos e datação.

O Iphan aponta que foram localizadas pinturas rupéstres e cerca de 3.229 artefatos de pedra e cerâmica como pedaços de vasilhames, ferramentas de corte, e raspadores de pedra, além restos ósseos de mamíferos e porções de carvão. Segundo o UIphan, o sítio foi identificado em 2019 , no entanto o resgate, que é o salvamento do do sítio, foi realizado em janeiro deste ano. De acordo com o Instituto, para que o sítio seja descoberto, é necessário que passe por diversas fases até alcançar o nível de resgate.

Segundo informações do G1

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias