Home / Ciência

CIÊNCIA

'Asteroide Potencialmente Perigoso' vai passar ‘próximo’ da Terra

Um gigantesco asteroide com cerca de 1,8 km de diâmetro vai passar “relativamente perto” da Terra na próxima sexta-feira, 27. De acordo com a Nasa, o chamado 7335 (1989 JA), passará a cerca de 10 vezes a distância média entre a Terra e a Lua, a 4 milhões de quilômetros por isso não representa nenhuma ameaça para nós.

"Não há chance alguma de que este asteroide possa impactar a Terra. De fato, o sobrevoo de 27 de maio é o mais próximo que este asteroide se aproximará da Terra em pelo menos 2 séculos", explica Paul Chodas, diretor do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (Center for Near Earth Object Studies) da Nasa.

Os cientistas afirmam que essa distância permite classificá-lo como uma Asteroide Potencialmente Perigoso (PHA), mas o astrônomo Pedro Bernardinelli explica que isso não quer dizer que ele é uma ameaça para gente nem mesmo em futuro próximo.

"A definição de PHA é basicamente qualquer objeto que vai passar a menos de 0.05 unidades astronômicas (1ua = distancia Terra-Sol) da Terra", detalha o cientista, que também é doutor em física e astronomia na Universidade da Pensilvânia.

Conforme o CNEOS, esse asteroide que se aproxima no dia 27 de maio vai ser o maior que passará pela Terra em 2022, mas os astrônomos o acompanham há mais de 30 anos, e conhecem bem o seu caminho orbital, assim como o de diversos outros Asteroides Próximos da Terra (NEO, na sigla em inglês).

Com informações do G1

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias