Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Cães farejadores poderão detectar coronavírus

Cães farejadores podem ajudar a detectar o novo coronavírus. A entidade sem fins lucrativos Medical Detection Dogs (cães de detecção médica, em inglês) já treinou cães para identificar o cheiro da malária, de câncer de próstata e da doença de Parkinson.

Agora, devido à pandemia do coronavírus, a entidade planeja fazer testes com o vírus causador da covid-19 junto a Universidade de Durham e a Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres (LSHTM), ambas no Reino Unido.

Claire Guest, chefe da organização, disse que precisa descobrir como "capturar com segurança o odor do vírus dos pacientes".

"A princípio, temos certeza de que os cães poderiam detectar a covid-19", afirmou.

'Rápido e eficaz'

Se a possibilidade for comprovada, os cães podem ser usados para rastrear qualquer pessoa, incluindo aquelas sem sintomas.

"Isso seria rápido, eficaz e não invasivo e garantirá que os recursos limitados de testes do NHS (o sistema de saúde público britânico) sejam usados apenas onde forem realmente necessários", disse Guest.

De acordo com o professor James Logan, chefe de controle de doenças da LSHTM, a pesquisa revelou que os cães podem detectar o odor da infecção da malária com um nível de precisão "acima dos padrões da Organização Mundial de Saúde para um diagnóstico".

Para que eles comecem a ser treinados para identificar o novo vírus, contudo, ainda falta a conclusão dessas pesquisas iniciais.

*Com informações da BBC Brasil

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias