Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Moradores de Wuhan, epicentro da pandemia de Covid-19, são orientados a permanecerem em quarentena

A ameaça de uma reincidência no município continua alta, disse Wang Zhonglin, chefe do Partido Comunista local e principal autoridade da cidade chinesa de Wuhan, epicentro da pandemia da Covid-19.

Wang Zhonglin também pediu aos moradores que se mantenham cuidadosos e evitem sair de casa. A advertência ocorre após uma desatenção às restritas regras de isolamento, que impediam que os 11 milhões de habitantes saíssem de casa desde o dia 23 de janeiro.

Medidas drásticas tomadas pela China

Um estudo, realizado por pesquisadores da China, Estados Unidos e Reino Unido e publicado pela revista "Science" afirma que as medidas drásticas tomadas pela China nos primeiros 50 dias da pandemia permitiu que houvesse um tempo valioso para que outras cidades do país se preparassem.

No dia 50 da epidemia, 19 de fevereiro, existiam 30 mil casos confirmados na China, declarou um dos autores do estudo, Christopher Dye, da Universidade de Oxford.

"Nossa análise sugere que sem a restrição de viagens sobre Wuhan e a resposta de emergência nacional, teria havido mais de 700 mil casos confirmados da Covid-19 fora de Wuhan, até essa data.", disse em comunicado.

As restrições de circulação em Wuhan estão sendo retiradas aos poucos. O alerta é dado, apesar de dados mais atualizados mostrarem uma diminuição de novos casos no território da China continental e nenhuma infecção nova na cidade, capital da província de Hubei, com mais de 50 mil casos comprovados de infecção pelo Sars-Cov-2.

Em Wuhan, as barreiras de sinalização (amarelo e azul), ainda permanecem , sinalizando que a normalidade ainda não foi recuperada. Equipes de voluntários, vestidos em trajes anticontaminação, têm espalhado desinfetante pela cidade. A partir de quarta-feira (8), as autoridades devem permitir que residentes viagem para fora do município.

China divulga 1.367 casos assintomáticos de coronavírus

A China declarou nesta quarta-feira (1°), a incidência de 1.367 casos assintomáticos de coronavírus, pessoas atualmente positivas, mas sem manifestar febre e tosse, características da Covid-19. O país se empenha em identificar esses casos, porque, mesmo sem tosse ou febre, eles são transmissores do vírus.

*Com informações do G1

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias