Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Lockdown pode ser decretado em Goiás

Nesta segunda-feira (11), o secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP), Rodney Miranda, em entrevista à TV Anhanguera afirmou que se o índice de isolamento do estado não alcançar 50% há possibilidade de ser adotado o lockdown, que é a obrigatoriedade do isolamento com bloqueio geral das atividades com poucas restrições.

De acordo com secretário a medida pode ser instituída caso não haja mudança no comportamento da população, Goiás registrou o menor índice de isolamento do país em um levantamento divulgado pela empresa In Loco no último domingo (10), com 37,44%. O estado já registrou anteriormente índice de 60%.

Para ele houve um relaxamento grave nas medidas de prevenção contra o coronavírus, “precisamos aumentar o rigor na fiscalização, precisamos da colaboração da população para entender que o momento ainda é difícil, ainda é grave”, e acrescentou que se o índice de isolamento não aumentar pode haver o bloqueio “se essa taxa não subir acima de 50%, o lockdown, definitivamente, não está descartado".

Atualmente no Brasil, de acordo com portal G1, cada pessoa infectada por Covid-19, transmite o vírus para outras duas pessoas em média e a estratégia do lockdown seria uma forma de contenção na circulação das pessoas evitando novas contaminações da doença.

A medida já foi adotada em outros estados do Brasil como Maranhão, Pará, Ceará, Amazonas, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), havia afirmado na semana passada que não pensava em lockdown, mas estudava retomar a restrição de alguns setores. Entretanto Miranda disse que Caiado estava se reunindo com prefeitos do estado para discutir medidas de isolamento.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias