Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Pesquisa: sem isolamento social contágio por Covid-19 em cidades é até 35 vezes maior

Uma pesquisa realizada pelo jornal Health Affairs, especializado em saúde pública americana, confirmou na última quinta-feira (14), que as cidades dos Estados Unidos que não adotaram um isolamento social rígido, apresentaram até 35 vezes mais casos do novo coronavírus.

A investigação analisou os números no país entre os dias 1° de março e 27 de abril, após os governos estaduais e locais imporem medidas de distanciamento social para conter a disseminação da doença. Os pesquisadores avaliaram o comportamento de cada região a partir da adoção de quatro medidas:

  • proibição de eventos,
  • fechamento de escolas,
  • fechamento de locais de entretenimento ( como academias, bares, áreas de refeição de restaurantes) e
  • isolamento social dentro de casa.

A continuidade do isolamento nos lugares que adotaram as medidas permitiu uma redução na curva de crescimento da propagação da Covid-19. "A adoção das medidas de distanciamento social impostas pelo governo reduziu a taxa de crescimento diário da doença em 5,4 pontos porcentuais após cinco dias, em 6,8 entre seis e dez dias, em 8,2 entre 11 e 15 dias e em 9,1 entre 16 e 20 dias".

A conclusão a partir do estudo dos dados foi que as cidades que mantiveram o distanciamento social voluntário tiveram 10 vezes menos casos em relação às em que a população voltou a sair de casa. Já na comparação entre os locais que aderiram as quatro principais medidas no combate à doença e os que não aderiram nenhuma, a diferença no volume de pacientes foi de 35 vezes.

A conclusão do estudo publicado ainda não está completa. Os pesquisadores divulgaram a primeira versão do manuscrito, mais enxuta, com os dados principais. A versão final e editada aparecerá na próxima edição da Health Affairs. "Nosso artigo ilustra o perigo potencial de disseminação exponencial na ausência de intervenções, fornecendo informações relevantes para estratégias de reinício da atividade econômica, argumentou o primeiro documento divulgado.

*Com informações da Veja

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias