Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Opas: alerta sobre gravidade das flexibilizações sociais

Conforme a diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Carissa Etienne, os governantes da América do Sul devem "pensar duas vezes" antes de flexibilizar as medidas de contenção social. As afirmações repercutem em um momento que vários estados e municípios iniciam algumas formas de afrouxamento de suas quarentenas, enquanto dados oficiais confirmam um aumento acentuado nos casos de contaminação e mortes por Covid-19. Para Etienne "o distanciamento social continua sendo nossa melhor estratégia para conter a propagação do vírus, declarou hoje, terça-feira (2), em uma teleconferência com jornalistas.

O Brasil ultrapassou a marca de 500 mil casos no último domingo (31), após três meses da primeira notificação de Sars-Cov-2 no país. Entretanto, existe a perspectiva de somar a mesma quantidade em 20 dias. Entre 25 e 31 de maio, o país registrou uma média de 21.662 casos por dia. No sábado (30), a marca foi de 33.274, a maior taxa diária no país desde o início da pandemia.

As projeções demostram que a pandemia ainda está em crescimento no país. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil ainda está na fase de aceleração de casos. O pico de notificações devem acontecer por volta de meados de junho, quando a plataforma da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), estimam um milhão de casos.

As projeções são feitas considerando os dados oficiais dos últimos sete dias, explica João Comba, professor titular do Instituto de Informática da UFRGS, que lidera o projeto. "A análise de dados permite trazer ingredientes adicionais neste complexo quebra-cabeça de entender a evolução da pandemia".

*Com informações do Uol

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias