Home / Cidades

CIDADES

UFG promove testagem para Covid-19 em pessoas em situação de vulnerabilidade

Segundo a Universidade Federal de Goiás (UFG), neste sábado (18), irão realizar cerca de mil testes para verificar o coronavírus em pessoas que estão em situação de vulnerabilidade em Goiânia. Uma equipe da Faculdade de Enfermagem promove a iniciativa, nomeada de "Cuidar Sempre: Covid-19".

Para a professora Karlla Caetano o projeto deve atender às pessoas que encontram problemas de conseguir algum exame que possa verificar se estão ou não infectadas pelo vírus.

"Esse projeto prevê testes para catadores de material reciclável, imigrantes estrangeiros e refugiados, profissionais do sexo, pessoas LGBTQI+ e outros grupos em situação de vulnerabilidade social", destacou.

Conforme o site G1, os exames que devem ser realizados são do tipo RT-PCR, que detecta se há ou não a presença do vírus Covid-19 no organismo do paciente. No local, a equipe deve ainda fornecer informações sobre como prevenir o contágio.

Foto: Reprodução

Na tentativa de organizar a testagem de forma a evitar aglomerações, a UFG conta com o suporte de várias entidades que já trabalham com o público alvo da campanha e que serão responsáveis por agendar os exames com as pessoas que estão necessitando.

Para contactar a equipe e se informar sobre as organizações é necessário ligar ou mandar mensagem pelo telefone: 62 9 9688-1046.

Por exemplo, neste sábado o programa planejou para que um grupo de catadores de material reciclável fosse ao Campus Colemar Natal e Silva, em Goiânia. Eles estão sendo os primeiros a fazer o exame do "Cuidar Sempre: Covid-19".

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informou, na sexta-feira (17), que há mais de 40 mil casos confirmados no Estado.

De acordo com o mesmo boletim, verificava que a rede pública estadual tinha 83,4% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) ocupados e 65,3% das vagas em enfermarias preenchidas. Já a rede municipal de Goiânia é mais crítica e está com 92,5% dos leitos especiais disponíveis e 79,6% das enfermeiras ocupadas.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias